A seca que a Irlanda tem experimentado nos últimos meses proporcionou um achado considerado espantoso na região de Brú na Bóinne, Newgrange, próxima do Rio Boyne. O local, conhecido como Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, é um conjunto de construções neolíticas, que em 1993 foi declarado pela Unesco como Patrimônio Mundial, sendo considerado o maior sítio megalítico da Europa. Os arqueólogos afirmam que ali havia um centro social, econômico, religioso e funerário milênios atrás, e o conjunto é dividido em três sítios, Knowth, Newgrange e Dowth, cercados por outros 40 locais cerimoniais.
Graças ao clima, foi observado em imagens tomadas por drones em 10 de julho um desenho em um campo cultivado próximo, evidenciando o que parecem ser vestígios de uma construção redonda, ou possivelmente um geoglifo. Os responsáveis pela descoberta foram Anthony Murphy e Ken Williams, que afirmam que o desenho reteve umidade decorrente da irrigação melhor que o restante do campo, permitindo que o sinal fosse observado. Naquele ponto se observa ainda que as plantas cultivadas crescem mais depressa e mais saudáveis que as plantas afetadas pela seca.
O campo onde o círculo foi encontrado é uma propriedade privada, e quando a colheita for realizada a formação não deverá mais ser visível. O Departamento de Cultura local está discutindo a descoberta enquanto se busca maiores informações sobre o sítio arqueológico, as condições meteorológicas, e se serão realizadas escavações no local. A onda de calor e a seca são as maiores que a Irlanda e também a Grã-Bretanha experimentam desde 1976, e mesmo na Inglaterra antigos assentamentos e fazendas do tempo da Roma Antiga têm sido redescobertos graças ao clima seco. Acredita-se que os geoglifos encontrados possam ter até 5.000 anos de idade.
Outra imagem do sítio arqueológico, crédito Mythical Archaeology
Confira mais imagens do achado
Conheça mais sobre Brú na Bóinne
Cientistas propoem pesquisar indicios de civilizacoes anteriores aos humanos
Sitio arqueologico no amapa intriga a comunidade cientifica
Algumas pedras de stonehenge poderiam estar no local muito antes da chegada dos humanos
History channel confirma nova versao da serie in search of
Saiba mais:
Livro: Cataclismo