A agência espacial da Rússia pode mandar um astronauta brasileiro à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo da nave Soyuz, já no próximo ano, disse a agência de notícias oficial da Rússia neste último sábado (5), segundo a Associated Press. O chefe da agência espacial, Anatoly Perminov e o chefe do departamento de assuntos internacionais do Ministério da Defesa do Brasil, Carlos Augusto Leal Velloso, discutiram a “possibilidade do primeiro vôo de um cosmonauta brasileiro para a ISS no ano que vem”, afirmou a agência ITAR-Tass, citando o porta-voz da agência espacial, Vyacheslav Davydenko.
“É tecnicamente possível, mas depende em como os Estados Unidos pretendem fazer seus vôos de ida e volta”, continuou a Interfax. As viagens espaciais dos EUA estão suspensas desde fevereiro de 2003, após o desastre com o ônibus Columbia, que deixou a Rússia com o único meio de transporte na estação internacional. A primeira missão dos EUA está programada para o dia 15 de maio.
Em sua visita à Rússia, Velloso e sua delegação visitaram a base de Baikonur na república centro-asiática do Cazaquistão, onde presenciaram o lançamento da nave russa de carga Progress M-52. Durante visita ao Brasil em novembro de 2004, o presidente Vladimir Putin firmou acordo em que a Rússia vai ajudar o Brasil a desenvolver seu programa e sua base espacial, destruída por uma explosão em 2003, sendo que cerca de 21 pessoas morreram.