Sistemas antiaéreos do Iran, procuram derrubar os UFOs que aparecem sobre suas instalações nucleares. Tem sido tão concreta a presença de objetos voadores não identificados no país árabe, que em conjunto com a Rússia, concordaram em acabar com a ameaça aérea estes objetos sem procedência clara criando escudos “anti UFOs”. O interesse começou a crescer rapidamente no Iran a mais de um ano. As agências de notícias informaram dezenas de incidentes, quando pessoas podiam ver objetos estranhos voando sobre suas cabeças.
A televisão estatal do Iran mostrou imagens de um disco branco reluzente sobre Teerã. Pessoas saíram correndo de suas casas em oito cidades para ver a luz branca extraterrena nas nuvens. A agência IRNA informou sobre objetos multicoloridos com raios verdes, vermelhos, azuis e violetas vistos sobre as cidades de Tabriz e Ardebil e sobre a província de Golestán na área do Mar Cáspio.
A Rússia prometeu ajudar o Iran na luta contra os UFOs. Aquele país pôs fim a esse anômalo problema no principio dos anos 90 quando toda a população da União Soviética se assustou com os estranhos objetos voadores. Tantos os funcionários russos como iranianos se em ampliar a cooperação bilateral, particularmente no campo da exploração espacial e desenvolvimento de satélites. Além dos contratos relacionados com UFOs, Rússia e Iran trabalham sobre os detalhes do acordo para lançar o satélite Zohreh.
A presença de UFOs está aumentando, nos céus do planeta, sendo mostrados pelos meios de comunicação e gerando grande expectativa na opinião pública, quem vai atrás disto num sem fim de teorias entre as que destaca é a da presença extraterrestre. O Iran não tem acompanhado este fenômeno com indiferença, já que se apresenta como uma ameaça a seu potencial desenvolvimento nuclear. Por isso e em conjunto com a Rússia, se deu inicio diversos estudos sobre estas manifestações estranhas em suas jurisdições aéreas, concluindo que detrás dele há inteligência, sejam terrestres ou extraterrenas.
Segundo o jornal diário iraniano Resalat, objetos luminosos de misteriosa procedência têm incrementado sua presença nos céus do Iran, especialmente nas cidades de Busher e Natanza onde se encontram instalações nucleares. Há testemunhas que afirma que um destes bólidos explodiu no céu. A televisão iraniana mostrou faz alguns meses as imagens de um disco de cor branco reluzente sobre a cidade de Teerã. Em conseqüência, diversas pessoas saíram de suas casas em mais de sete cidades para observar o objeto. Inclusive a agencia IRNA informou sobre objetos de diversas cores e raios constantes que foram observados sobre as cidades de Tabriz e Ardebil sobre a província de Golestán no mar Cáspio.
O general Qarim Gavani do Ministério de Defesa iraniano disse que “temos desenvolvido planos para proteger os objetivos nucelares contra qualquer perigo, a Força Aérea iraniana está em alerta para cumprir seu dever”. Justamente com a clara manifestação de UFOs é que a Força Aérea de Teerã deu ordem recente para derrubar qualquer objeto suspeito ou desconhecido que possa estar voando pelos céus daquele país. A Rússia, país que no principio dos anos noventa se viu enfrentando eventos similares, criou centros de estudos, os quais não se conhecem detalhes, e por isso ofereceu apoio ao Iran e decidiu ampliar a cooperação espacial e o desenvolvimento da Astronáutica, através da criação de novos satélites como é o caso do Zohren.