Há apenas um mês, o mundo conheceu o que parecia ser um cubo bizarro na Lua. A China, surpreendentemente, deslocou seu rover em direção ao objeto, levantando grandes expectativas. Agora, descobrimos que o objeto era pouco mais do que uma ilusão de ótica.
Como o correspondente do SpaceNews, Andrew Jones, tuitou, as últimas imagens chinesas do “Cubo na Lua” vistas de perto agora mostram que o misterioso objeto parece ser … bem, uma rocha lunar perfeitamente normal. Às vezes, o espaço é enfadonho. “Oh, isso é incrível”, escreveu Jones. “Estou quase chorando.”
As últimas fotos da “cabana misteriosa”, como era originalmente conhecida na mídia chinesa, mostram que esta rocha relativamente pequena situada na borda de uma cratera lunar não é extraordinária de forma alguma – e como escreveu o repórter do SpaceNews, o recém-apelidado de “coelho de jade” é “(…) tão desanimador quanto brilhante.”
“A superfície da Lua tem cerca de 38 milhões de quilômetros quadrados de rochas, então teria sido astronomicamente excepcional ser qualquer outra coisa”, escreveu Jones em um tuíte subsequente. “Mas, embora pequeno, o coelho/pedra de jade também será uma decepção monumental para alguns.”
Oh, this is amazing. Close to tears. Ourspace has published an update on the “mystery hut” and it’s so underwhelming it’s brilliant. It’s just a small rock on a crater rim that they’re now calling “jade rabbit” for its appearance. Source: https://t.co/frrMKH7RWM https://t.co/GFCIRzqmDu pic.twitter.com/jpDLDS8TZu
— Andrew Jones (@AJ_FI) January 7, 2022
Acima, os tuítes de Andrew Jones dando as “más” notícias.
Fonte: Twitter
Antes dessa descoberta desanimadora, as teorias sobre o Cubo na Lua abundavam, com internautas o comparando meio a brincar com o flagelo de monólitos que assolou a Terra no primeiro verão pandêmico, e outros ainda aconselhando o jipe-sonda chinês Yutu 2 a evitá-lo, como se estivesse contaminada. A esperança de que finalmente teríamos encontrado algo artificial na Lua era enorme.
Há ainda quem diga que a China fotografou uma pedra qualquer, ao invés da “cabana”, para não revelar uma real descoberta. Afinal, ela chegou ao objeto quase um mês antes do previsto, o que soa como “conveniente” e “suspeito” para muitos conspiracionistas. Mas sempre houve uma grande probabilidade de que o cubo fosse uma pedra simples. Isso, senão outra coisa, estabelece um tom hilário para o que está se preparando para ser um grande ano na exploração espacial. Aguardemos, com os dedos cruzados, por notícias realmente incríveis.