Nos dias 6 e 7 de julho passado, a Revista UFO fez uma nova apresentação num congresso no exterior. Desta vez foi no 14º International UFO Congress, da Mutual UFO Network (MUFON), na cidade de Greensboro, Carolina do Norte (EUA). A revista esteve representada por seu editor, A. J. Gevaerd, que na oportunidade fez conferência sobre o Caso Varginha, com farta documentação e apresentação de diapositivos.
Cerca de 700 pessoas compareceram ao evento, que é promovido anualmente pela entidade norte-americana. Este congresso é um dos mais tradicionais dos Estados Unidos – e também um dos mais respeitados. A MUFON, como se sabe, é a maior organização ufológica mundial, congregando em sua estrutura quase a totalidade dos principais ufólogos de mais de 40 países, inclusive o Brasil. Desde agosto de 1995, a entidade está em plena atividade também em nosso país, onde já conta com quase 100 associados, dentre os quais cerca de 20 diretores estaduais e regionais.
Em Greensboro se apresentou a elite da Ufologia Norte-Americana, como o autor e conferencista Kevin Randle, o artista plástico e autor de Intruders Budd Hopkins, o hipnoterapeuta John Carpenter, o médico Roger Leir, o professor da Universidade de Harvard John Mack, os analistas fotográficos Jeff Sainio e Bruce Maccabee, o especialista na questão da vida em Marte Vincent di Pietro, entre outros. Mack e Hopkins, como sempre, foram grandes destaques, ao lado do jornalista Antonio Huneeus.
Do exterior compareceram Carlos A. Guzmán Rojas, do México, Chris Styles, da Irlanda, o inglês Philippe Mantle e o brasileiro Gevaerd. Guzmán apresentou detalhes da fascinante onda ufológica de seu país, muito similar à que ocorre no Brasil desde 1994. Mantle abordou novidades a respeito do filme de Ray Santilli, cuja legitimidade – polêmica em todo o mundo – defende ardorosamente.
DISCIPLINA — Os eventos anuais da Mutual UFO Network (MUFON) são um exemplo de organização e disciplina. As conferências são rigorosamente pontuais, os assuntos são sempre os mais atuais e o público o mais homogêneo. De tendência científica, a entidade evita a inclusão em seus congressos de conferencistas místicos ou esotéricos. Mesmo assim, expoentes como Budd Hopkins e John Mack abordam questões que envolvem estas áreas, sempre com uma ligação com a ciência acadêmica.
São vários os próximos eventos internacionais em que a Revista UFO tomará parte brevemente, iniciando pelo 2º European UFO Congress, em Debrecen, Hungria, de 28 a 29 de setembro. Depois, de 11 a 13 de outubro, estará no 1º Australian International UFO Symposium, em Brisbane, de onde parte para um ciclo de conferências pelo país, Nova Zelândia e ilhas da Oceania. Em novembro, em data a ser definida, se apresentará em San Juan de Porto Rico e, de 18 a 24 de janeiro, no tradicional Las Vejas International UFO Congress, desta vez na cidade de Laughlin, no deserto de Nevada.