RELATO
Antônio L. Maciel
21 de Setembro de 2010
MG / Jaboticatubas
Duração: 30 s
Testemunhas: Jeferson Eliezer Salomão
Quantidade de objetos: de 4 a 7
Ambiente: RELATÓRIO DE OVNI ? JABOTICATUBAS ? MG
Data: 21/maio/1978 Hora: 20:05 horas Local: Estrada de Jaboticatubas p/ Lagoa Santa, após a entrada para Caiana, no alto do Mato Barreiro.
Coordenadas Geográficas: W 43º45?31.52? / S 19º31?49.66? : Local onde encontrava o ônibus. W 43º45?48.66? / S 19º31?54.55? : Local do primeiro contato visual. (onde as luzes piscaram primeiro), hoje tem uma antena de telefonia celular no local.
Testemunhas: Passageiros do lado direito do ônibus, do horário das 20:00 horas.
Motorista: Moacir dos Santos (falecido)
Relator: Antônio Lisboa Maciel Testemunha principal: Jéferson Elieser Salomão
(ambos passageiros do ônibus) ? Demais passageiros não informaram nomes, + ou ? 25.
Observação: É de interesse científico as coincidências dos locais onde ocorriam estas aparições naquela época e, agora os mesmos locais servem para instalação das antenas de telefonia celular, será que foi deixado um rastro eletromagnético no local? Existem outros exemplos, como: A antena de UHF da CEMIG e antenas de celulares na MG-20, depois do cemitério, lá também ocorriam aparições, era o comentário da época.
NARRATIVA:
Naquela noite estávamos viajando para Belo Horizonte, passando pela estrada que liga Jaboticatubas a Lagoa Santa, o ônibus saia da rodoviária (bar maloca) às 20h00min.
Quando estávamos na área rural depois da entrada para a Caiana, e perto do trilho que dá acesso à vila Mato do Barreiro, (W 43º45?31.52? / S 19º31?49.66?), os passageiros da frente do ônibus, inclusive eu, percebemos que no alto do morro (W 43º45?48.66? / S 19º31?54.55?), quatro luzinhas parecendo vagalumes haviam piscado de forma alternada, ou seja, piscando de forma ordenada uma após outra; isto demorou alguns segundos.
Quando os passageiros perguntaram o que era aquilo no alto morro, numa fração de segundos, as luzes estavam em frente o ônibus, eram quatro do tamanho de bacias (mais ou menos 50 Cm de diâmetro), e nas cores branca, laranja, amarela e branca, estavam acessas e não emitiam foco, para clarear à frente. (luzes foscas). A distância entre as duas coordenadas geográficas é de mais ou menos 300 metros, o que vale dizer que o objeto movimentou nesta distância em décimo de segundo.
Numa manobra rápida elas desviaram da frente do ônibus, tomando a direção do Mato do Barreiro, e não voando em linha reta, mas acompanhando o nível do terreno, que é acidentado, e não houve nenhum tipo de interferência em obstáculos.
Outra observação importante feita no dia, foi que aquele ?veículo? não apresentou nenhum tipo de ruído.
Todos passageiros, do lado direito do ônibus viram o que aconteceu e até hoje persiste a pergunta, o que era aquilo, que aconteceu tão rápido e sem nenhum aviso, sendo que o único aviso foi, as luzes piscarem no alto da montanha alguns segundo antes de ficar de frente com o ônibus.
Outra observação importante, é que naqueles anos 1972/1979 esta região de Jaboticatubas, estava nas páginas dos jornais, com reportagens referentes aparições de objetos voadores não identificados, (OVNIS).
É o que permanece na memória até hoje.
Movimento: Primeiro em linha reta, depois ao nível do solo.
Formato:
Cores:
Reação:
Está no relatório no primeiro quadro.