No início deste ano, em duas ocasiões distintas no mesmo dia, quase ocorreram colisões entre helicópteros militares e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) no Reino Unido. Um dos casos ocorreu quando a bateria de um Desert Hawk se esgotou e este passou bem perto de um helicóptero Apache quando caía. O outro caso aconteceu também com um Desert Hawk, que se aproximou em rota de colisão a menos de 300 metros de um Sea King.
Essas duas ocorrências reforçam a noção da complexidade que é gerenciar o espaço aéreo compartilhado entre aeronaves tripuladas e VANTs. Note na fotografia como o Desert Hawk é tosco. Parece que foi feito a marteladas e colado com esparadrapo, mas por trás dessa aparência, ele carrega tecnologia de ponta e é uma ferramenta essencial para a inteligência de combate.
O relatório oficial informou que eles “estavam em rota de colisão” e houve “um elevado risco de acidente”. Estas seriam as primeiras investigações de segurança envolvendo aviões não-tripulados. Algumas pessoas expressaram temores de que o operador em terra não possa ver ou automaticamente evitar outras aeronaves.