Em julho passado várias testemunhas alegam terem observado, pousando na Plant 42 da Força Aérea norte-americana (USAF) em Palmdale, Califórnia, uma aeronave desconhecida acompanhada por dois jatos T-38. Esse aeródromo é considerado a casa da Skunk Works, a divisão de alta tecnologia e projetos secretos da Lockheed Martin. Dali saíram aviões como o U-2, o SR-71 Blackbird e o F-117 Nighthawk, primeira aeronave com características stealth ou furtivas. Conforme analistas e sites especializados em aeronáutica afirmam, em 2013 a Lockheed revelou a existência do projeto de um avião hipersônico, de ataque e reconhecimento, em 2013.
Assim, especula-se que a misteriosa aeronave seja esse avião ou um protótipo, conhecido como SR-72 e que será o sucessor do famoso Blackbird. A nova aeronave terá capacidade de desempenhar tarefas de Inteligência, vigilância e reconhecimento, além de poder realizar ataques, podendo atingir velocidades de até Mach 6, ou seis vezes a velocidade do som, cerca de 6.126 km/h. Avistamentos do SR-72 poderiam inclusive explicar alguns relatos de testemunhas descrevendo ruídos como explosões no céu, estranhos rastros de condensação e objetos desconhecidos voando a velocidades muito superiores às de aviões comuns. E uma aeronave de reconhecimento tem grandes vantagens sobre satélites, já que as órbitas destes são previsíveis, enquanto não se sabe de qual direção um avião hipersônico virá.
Em 2012 a Agência de Projetos Avançados de Defesa (Darpa) divulgou um comunicado afirmando que os Estados Unidos estavam perdendo sua vantagem estratégica em aviões, já que países como Rússia e China já possuíam aeronaves stealth voando, e outras nações caminhavam para construí-las também. Ficou claro que a USAF deveria retornar para uma vantagem exclusiva, a altíssima velocidade que tornou o SR-71 Blackbird virtualmente ininterceptável. Essa aeronave foi a primeira a ser projetada como um avião “invisível”, e era tão veloz que no momento que radares inimigos a captavam não havia mais tempo de mísseis antiaéreos serem direcionados. O Blackbird ainda carregava sofisticados equipamentos de interferência, voando a mais de Mach 3,5. Algumas fontes indicam ainda que o SR-71 podia subir acima de 36.000 m, onde os mísseis não conseguiam manobrar.
VELOCIDADE É O NOVO STEALTH
Em 06 de dezembro de 1976 o piloto soviético Viktor Belenko desertou, aterrissando no Japão com um Mig-25, interceptador russo que se aproximava do desempenho do Blackbird. Ele disse que o avião espião norte-americano sobrevoava a costa russa desde o espaço internacional, fotografando até centenas de quilômetros do território soviético impunemente. Os russos tentaram várias táticas, incluindo posicionar um Mig-25 na frente do intruso e outro abaixo dele, mas o Blackbird sustentava sua velocidade por muito mais tempo deixando os inimigos para trás. Devido a outras prioridades o SR-71 foi aposentado em 1989, Houve uma tentativa do Congresso norte-americano de reativá-lo nos anos 90, mas a NASA operou quatro unidades até 1997 para pesquisas. A aeronave ainda detém o recorde absoluto de velocidade, com 3.529,6 km//h.
São essas capacidades que a Skunk Works pretende superar com o novo SR-72. Essa aeronave deve utilizar motores de ciclo combinado, turbina e scramjet, um tipo de motor a jato que ainda aspira ar pela frente, queima combustível e o lança pelo escape, mas sem partes móveis. Ele deve ter aproximadamente o tamanho do Blackbird, que media 32,74 m, e ser propelido por dois desses motores. Uma versão menor chamada Veículo de Testes de Voo (FRV), do tamanho aproximado do F-22 (ao redor de 20 m) já estaria sendo testada equipada com um único motor. Alguns especialistas em aviação afirmam que teria sido o FRV a aeronave secreta vista na Plant 42, e esse protótipo seria um drone não tripulado. O próprio SR-72 teria a capacidade inédita de voar com tripulação ou sem esta, como um drone remotamente pilotado. Orlando Carvalho, vice presidente executivo da Lockheed, disse: “Não posso ser específico, mas nossa equipe Skunk Works está redobrando os esforços em nosso comprometimento com a velocidade. É uma tecnologia que permitirá várias plataformas a operar a duas ou três vezes a velocidade do Blackbird, e por motivos de segurança só posso dizer que a velocidade é maior que Mach 5″.
Confira um documentário sobre o SR-71 Blackbird
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