Representantes da Câmara dentro do Congresso UAP Caucus assinaram uma carta conjunta ao presidente republicano da Câmara, Mike Johnson, e ao líder democrata da Câmara, Hakeem Jeffries, incitando o estabelecimento de um novo Subcomitê Seleto dedicado à investigação de UFOs
A carta, obtida pela primeira vez pelo jornalista Matt Laslo, diz:
“À luz do recente depoimento de denunciantes e de novas evidências relativas à existência de Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAP), solicitamos que a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos estabeleça um subcomitê selecionado no âmbito do Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara (Supervisão da Câmara) para investigar o governo federal resposta do governo aos UFOs.”
Na semana passada, o escritório UAP do DoD, conhecido como All-domain Anomaly Resolution Office (AARO), divulgou um relatório cheio de erros, que afirmava que não há evidências que apoiem alegações sérias de acesso do DoD e da Comunidade de Inteligência ou engenharia reversa de tecnologia extraterrestre, nem confirmando avistamentos de UFOs como tais. Reagindo ao relatório, o representante Eric Burlison, membro do UAP Caucus, expressou sua falta de confiança nas descobertas do DoD. Ontem, a Newsnation entrevistou o Representante Burlison e perguntou se ele confiava na conclusão do Pentágono de que:
“Todos os supostos programas ocultos de engenharia reversa de UFOs mencionados e descritos fornecidos pelos entrevistados ou não existem; são programas de segurança nacional autênticos e altamente sensíveis, identificados erroneamente, que não estão relacionados à exploração de tecnologia extraterrestre; ou decidir adotar um programa injustificado e desestabelecido.”
Em resposta, o Representante Burlison disse:
“Não [confio nas conclusões do Pentágono], porque não foram transparentes para nós num ambiente SCIF. Eles poderiam ter apresentado provas. Eles poderiam ter explicado o que esses programas de acesso especial realmente fazem. Mas eles não estão dispostos a fazer isso com o Congresso. Então, para mim, é hora de eles abrirem o quimono, de nos mostrarem exatamente o que está acontecendo. Porque se estão a fazer algo que é bom para o povo americano, se estão a ser responsáveis com o dinheiro dos contribuintes, não devem ter nada a esconder.”
O Representante Burlison confirmou ainda que o Representante James Comer, Presidente do Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara sob o qual o novo Subcomitê seria formado, também apoia a iniciativa. Se o Presidente Mike Johnson aprovar o pedido de um Subcomitê Selecionado de UFOs, isso desencadearia uma investigação independente, em oposição à tentativa do DoD de investigar a si mesmo.
O Subcomitê procuraria possuir poderes de intimação para interrogar indivíduos supostamente associados a potenciais programas ilegais de UFOs, incluindo testemunhas hostis, que de outra forma se recusariam a testemunhar. Além disso, o Subcomitê seria equipado com uma equipe completa e teria acesso a todos os materiais e informações – confidenciais e não confidenciais – do governo federal sobre UFOs, independentemente de quaisquer proteções de acesso especiais ou restritas. Reagindo à resposta do Congresso ao relatório da AARO, uma fonte afiliada ao DoD, que se opôs às conclusões do Departamento, disse ao Liberation Times:
“Claramente, há membros do Congresso que estão conscientes do esforço do Pentágono para mais uma vez varrer este tema para debaixo do tapete, como fizeram com o Livro Azul e outras análises históricas décadas antes. Só que desta vez o Congresso sabe a verdade. Deve-se sempre questionar uma organização quando ela não fornece a verdade àqueles a quem está em dívida. No final das contas, você não pode ter liberdade sem liberdade e não pode ter liberdade sem verdade.”
Os membros do UAP Caucus incluem aqueles que participaram da Audiência na Câmara de julho de 2023, durante a qual o ex-oficial sênior de inteligência David Grusch testemunhou sob juramento que o governo dos Estados Unidos tem conduzido um programa de várias décadas associado à recuperação e engenharia reversa de tecnologias de não-origem humana. Após uma recente reunião com o Inspetor Geral da Comunidade de Inteligência, que considerou as alegações de Grusch como ‘credíveis’ e ‘urgentes’, o representante Moskowitz, membro do UAP Caucus, divulgado no X: “Com base no que ouvimos, muitas das afirmações de Grusch têm mérito!”
Assista a entrevista completa, ativando legendas em português. Fonte: News Nation
Destacando a falta de confiança dos representantes eleitos no Departamento de Defesa (DoD) e na Comunidade de Inteligência, a carta dos membros do UAP Caucus acrescenta que uma “grande barreira [aos esforços investigativos] tem sido a falta de cooperação e a evasão do escrutínio do Congresso por parte do Departamento de Defesa (DoD) e a Comunidade de Inteligência (IC), o que apenas aprofundou a desconfiança pública”.
A carta acrescenta:
“Dada a longa história de falta de cooperação e transparência do DoD e do CI, é do interesse dos contribuintes americanos que o Congresso investigue os UFOs em uma base bipartidária e, em última análise, forneça a tão necessária transparência ao público.”
No início deste ano, um membro do UAP Caucus, o representante Tim Burchett, reuniu-se com o presidente da Câmara Johnson para discutir o UAP. O representante Burchett disse que a reunião “correu muito bem” – aumentando a expectativa de uma audiência sobre UFOs. No entanto, na época ele estava menos otimista sobre um Subcomitê Seleto de UFOs dedicado, dizendo a Matt Laslo: “Mas o comitê seleto – isso é pessoal, isso é dinheiro, isso é incômodo, então não vejo isso acontecendo apenas.”
Desde os comentários do Representante Burchett, o Liberation Times entende que houve uma mudança, indicando uma maior probabilidade de formação de tal Subcomitê. À medida que o ciclo de notícias em torno do relatório UAP da AARO começa a diminuir, espera-se que o Dr. Sean Kirkpatrick, seu ex-diretor que se tornou consultor oficial, desencadeie uma nova onda de histórias. Através de entrevistas e eventos, ele pode aproveitar a oportunidade para potencialmente desacreditar ainda mais as graves alegações de irregularidades contra o DoD e a Comunidade de Inteligência. No entanto, existem membros poderosos no Congresso que não confiam no relatório da AARO e não comprarão o que o Dr. Kirkpatrick tem para vender.