A mídia em geral expõe fatos, emite opiniões, conduz o pensar humano de acordo com os interesses preponderantes de um grupo informativo na concordância de seus colaboradores na esfera econômica. Uma população é formada por vários subconjuntos de núcleos de influência que possuem denominadores comuns como, por exemplo, aspectos culturais, econômicos, sociais, religiosos-místicos, costumes, tradições, mitos, idéias e ideais. Podem-se agrupar indivíduos facilmente sob tais aspectos relacionados anteriormente, e cada subgrupo estudado é uma população que estabelece uma relação de interdependência entre os indivíduos através de um agrupamento de características comuns que os definem.
Visando estudar as populações ou núcleos delas, a ciência evoluiu e desenvolveu metodologias estatísticas capazes de determinar características globais, dado um número indicado de indivíduos para uma determinada população estudada. Esta metodologia é chamada de amostragem, ela é largamente utilizada quando o grau de dificuldade na obtenção de informações é bastante elevado, ou quando o trabalho necessário para a coleta é demasiado e sua realização pode induzir a erros de mensuração, através de procedimentos errados no processo de tabulação e coleta das características, ou ainda quando o custo por buscar a informação pontual for tão grande que inviabiliza a obtenção de dados.
A pesquisa Ufologia 2008 – LenderBook é a aplicação de uma metodologia amostral (amostra aleatória simples), onde o grupo estudado [população] são as pessoas que buscam informação sobre Ufologia no Brasil. Dentre os 1500 indivíduos mais representativos da classe, ou seja, a pesquisa supõe que o resultado levantado será uma composição das 1500 pessoas mais assíduas na obtenção de informativos sobre o tema Ufologia. Para certificar que tudo fosse fidedigna à população estudada foi solicitado por e-mail, telefonema e fóruns específicos, o tema que indivíduos cujo hábito era de procurar informações constantes sobre Ufologia contribuíssem respondendo a pesquisa. Os meios utilizados para as coletas foram: fóruns, grupos filosóficos/místicos, grupos de discussão, museus, pessoas que possuem interesse relevante e ufólogos.
A análise foi feita com 24 pessoas durante o mês de fevereiro de 2008. Dado que a população estudada é bastante aversa a emitir opinião sobre o que pensam devido o medo de comprometimento, a exposição ao ridículo, interesses particulares, convicções filosóficas e a suposição da falta de liberdade de expressão pela pressão de outros grupos mais fortes. Embora não ideal, a amostra é significativa, dado o elevado grau de qualidade dos respondentes que participaram da pesquisa que certamente tornam a amostra representativa, e demais características da amostra conforme podem ser observadas na própria pesquisa disponível no site http://www.lenderbook.com.