Queria saber se a filmagem de um UFO durante o ataque às torres do World Trade Center, obtidas por uma jornalista de dentro de um helicóptero, é real ou apenas uma montagem.
Lucas,
por e-mail
O filme é falso até no contexto! Logo após os atentados de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center, o ufólogo Claudeir Covo já previa, em matéria que publiquei no Portal Revista Vigília [www.vigilia.com.br], que haveria uma onda de falsos alertas de UFOs nas imagens tomadas nas redondezas das torres em chamas. Isso porque era grande o número de helicópteros de tevês, da polícia e das equipes de resgate cruzando o céu, monitorado a tragédia à distância, o tempo todo. De fato, vieram os alarmes falsos e, no rastro deles, surgiu na internet esse vídeo, como se fosse uma prova bombástica da existência dos discos voadores. Primeiro, ele não tem nenhuma relação com os atentados. Foi feito meses antes. E, segundo, não tem nada de real. É uma vinheta do famoso canal norte-americano de ficção científica Sci-Fi. Até a suposta repórter no helicóptero é uma atriz que já apareceu em outros trabalhos produzidos pelo canal.
Jeferson Martinho,
consultor de Ufo e editor do Portal Revista Vigília
Fenômenos estranhos
Gostaria de saber mais sobre estranhas chuvas de meteoros e blecautes causados por discos voadores.
Maycon B. de Ramos,
por e-mail
Desde a Antigüidade temos relatos de objetos rasgando o céu, atribuídos a divindades enviando mensagens aos mortais. Embora seja um fenômeno muito bonito de se observar, hoje já não são tão estranhos, nem – muito menos – mensagens de deuses. Nossa ciência já possui o conhecimento e os instrumentos para detectar a sua entrada em nossa atmosfera. Existem muitas páginas na internet com as datas de diversas chuvas de meteoritos, que ocorrem durante o ano. O rastro de um meteorito, com raras exceções, dura muito pouco tempo, menos de um segundo, e muitas vezes aparentam estar viajando em nossa atmosfera, e não caindo. Alguns desses objetos são de gelo e se chocam com telhados ou paredes, deixando buracos e sendo confundidos com UFOs. Já os blecautes relacionados aos discos voadores são bem raros. Relatos de naves próximas a estações de distribuição de eletricidade ou em represas existem aos montes – e mesmo de objetos flutuando próximos a linhas de transmissão são relatados por testemunhas confiáveis. Porém, todos os blecautes ocorridos são facilmente explicáveis como falhas técnicas.
Ricardo Varela Correia,
consultor de Ufo e engenheiro do INPE
Como ter certeza sobre as abduções alienígenas
Onde e como posso me informar mais sobre hipnose para abduzidos? Gostaria de obter mais informações, pois tenho 99% de chances de ser uma abduzida.
Mônica Graciano,
Campo Grande (MS)
Infelizmente, não existe nenhum método 100% confiável para confirmar uma abdução. A hipnose é mais uma ferramenta usada, podendo ajudar a trazer memórias guardadas no inconsciente para o consciente. Mas também pode materializar nossas mais profundas fantasias, visto que o veículo da hipnose é a imaginação. O tratamento ideal é psicoterapia, feitopor um profissional da área. Você pode ter a indicação de um ligando para o conselho regional de medicina ou de psicologia de sua cidade.
Luciano Stancka,
consultor de Ufo e médico
Círculos nas plantações
Queria saber por que vários casos ufológicos acontecem em plantações de milho. Isso significa algo?
João Paulo,
por e-mail
O amigo deve estar se referindo aos casos conhecidos como círculos ingleses, que ocorrem em plantações. Já tivemos alguns registros desses fatos em colheitas de milho, mas embora tenham sido explorados no filme Sinais [2002], não representam a maioria dos casos. Os círculos ocorrem em plantações de diversos tipos de cereais, como trigo, soja, aveia, cevada, centeio, cânola, arroz etc. Aqui no Brasil ocorrem também em cana-de-açúcar. Não sabemos se existe alguma razão para isso, mas o fato dessas marcas aparecerem sempre em plantações de alimentos é um fato curioso.
Wallacy Albino,
consultor de Ufo e autor do livro O Mistério dos Círculos Ingleses
Revoada de UFOs no Brasil
Sou interessado por UFOs e lembro de um fato que ocorreu em 1986, na região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Nessa época, o Ozires Silva, em seu avião Xingu, observou um disco voador e caças a jato foram enviados ao seu encalço. Gostaria de saber mais detalhes de toda a operação.
Marco A. Reis de Faria,
por e-mail
O fato aconteceu no dia 19 de maio de 1986, quando foramradarizados 21 objetos voadores não identificados nos céus do Brasil, com o epicentro no interior de São Paulo, na capital e estados vizinhos. Houve perseguição dos UFOs por seis caças da Aeronáutica brasileira, além daquela feita pelo coronel Ozires Silva, que na época era presidente da Embraer, e o comandante Alcir Pereira da Silva,co-piloto do aparelho. Ambos estavam voltando de Brasília e a caminho de São José dos Campos (SP), no Xingu. Os objetos foram detectados pelos radares do Aeroporto de Congonhas e pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em Brasília (DF). O dia 19 de maio de 1986 marcou uma nova era no meio ufológico. No livro A Decolagem de Um Sonho [Lemos Editorial, 2002], recém lançado por Ozires Silva, o autor dedicou um capítulopara descrever a perseguição feita por eleaos UFOs. Mais detalhes podem ser encontrados em http://www.inpu.hpg.ig.com.br/dpmozires.htm.
Paola Lucherini Covo,
consultora de Ufo e presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Ufológicas (INPU)
Registrando os RODs
Gostaria de saber se o método de se observar os Rods só funciona com uma câmera ou se eu consigo vê-los a olho nu?
Fabrício Plato,
por e-mail
Segundo José Escamilla, pesquisador que registrou os Rods pela primeira vez, em 1994, são raros os avistamentos com olho nu. No entanto, segundo ele, os Rods podem ser registrados pela visão periférica, quando temos a impressão do vôo de um inseto ou pássaro, e quando olhamos nessa direção, nada vemos. Ainda segundo Escamilla, muitas pessoas relataram que viram Rods com olhos nus, concluindo que, apesar da alta velocidade de seu deslocamento, podem ser detectados por nossa visão. A maneira mais fácil de se registrar o fenômeno é filmar o clarão que f
ica em torno do Sol, quando o mesmo está escondido por um muro ou uma casa. No entanto, procurar enxergar Rods dessa forma pode resultar em sérios danos para a visão.
Cláudio Brasil,
consultor de Ufo e mestre em tecnologia nuclear