Um novo relatório da plataforma de crowdsourcing Enigma, que permite que as pessoas relatem avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs), revela mais de 8.000 avistamentos nos EUA entre dezembro de 2022 e junho de 2025.
Entre estes, 422 relatórios descrevem especificamente orbes metálicas, com a maioria observada entre 1h e 4h perto de instalações militares em Nova York, Califórnia e Arizona .
Testemunhas oculares, incluindo civis, pilotos e militares, relataram ter visto as esferas pairando silenciosamente antes de se moverem em velocidades extremas, sem deixar vestígios de sua partida.
Alguns dos avistamentos foram capturados em vídeo ou radar, embora muitos permaneçam inexplicáveis.
“Eu estava indo para o trabalho quando olhei para cima e vi dois objetos metálicos, semelhantes a líquidos, pairando por cerca de dois minutos”, disse uma testemunha sobre Fort Hamilton, no Brooklyn, em junho de 2024.
Outra pessoa na Califórnia descreveu ter visto uma esfera metálica sobre Los Angeles logo após um esquadrão de aviões passar por ali.
O All-domain Anomaly Resolution Office (AARO) do Pentágono foi encarregado de investigar alegações de OVNIs e descartou muitos deles como fenômenos naturais, como bandos de pássaros, aeronaves convencionais, drones, balões ou outros objetos explicáveis .
Imagens de drones militares do Oriente Médio em 2022 revelaram uma esfera de metal voando pelo céu em plena luz do dia (circulada em roxo)
No entanto, alguns casos permaneceram sem solução, supostamente devido à falta de dados. Dos 757 casos de OVNIs entre maio de 2023 e junho de 2024 divulgados no relatório anual da AARO , 21 foram classificados como avistamentos não resolvidos.
Embora o Pentágono e grupos civis como o National UFO Reporting Center (NUFORC) também tenham catalogado esses incidentes, muitos continuam a confundir as autoridades militares, que não têm como explicar o que foi visto.
Embora o novo relatório tenha se concentrado nos milhares de avistamentos nos EUA nos últimos três anos, orbes estranhos foram documentados em todo o mundo, de Porto Rico ao Oriente Médio.
Além disso, essas pequenas naves aparentemente têm visitado nossos céus há décadas, com pilotos relatando orbes semelhantes nos céus da Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
A Enigma revelou que mais de 360 relatos de ‘orbes metálicas’ ocorreram a poucos quilômetros de bases militares aqui em solo americano.
Em três desses casos, testemunhas revelaram que os orbes chegaram a menos de oito quilômetros de Fort Hamilton, em Nova York, da Reserva Militar de Papago, no Arizona, e da Base Aérea de Los Angeles, em diversas ocasiões.
Esses avistamentos misteriosos de orbes incluem um encontro chocante revelado pelo Dr. Sean Kirkpatrick, ex-diretor da AARO, que foi capturado pela câmera de um drone MQ-9 Reaper no Oriente Médio em 2022.
A Enigma revelou que testemunhas avistaram orbes estranhos voando sobre a base militar de Fort Hamilton, em Nova York, várias vezes
Dr. Kirkpatrick descreve UAP observado no Oriente Médio
Kirkpatrick alertou que se esses vídeos não provassem a existência de alienígenas, então eles seriam evidências de que uma potência estrangeira rival poderia estar “fazendo coisas no nosso quintal”.
Algumas teorias sugerem que esses orbes podem ser dispositivos de vigilância de potências estrangeiras como China ou Rússia.
Autoridades do governo acreditavam que eles poderiam ser drones avançados, devido à sua tremenda agilidade e capacidade de evitar radares, de acordo com uma reportagem de 2022 do New York Times .
Essa teoria explodiu em paranoia desenfreada no ano passado, quando inúmeros drones foram vistos voando sobre a Costa Leste, incluindo sobre importantes locais militares e a propriedade do presidente Trump em Nova Jersey .
Quanto ao relatório da Enigma, muitos dos avistamentos do orbe se concentraram no Texas e na Flórida.
De fato, os visitantes do Epcot do Disney World, na Flórida, tiveram uma visão inesperada este mês, quando uma esfera brilhante apareceu sobre o parque de diversões .
Depois de pesquisar online e não encontrar nenhuma informação sobre drones ou satélites na área, Morgan Huelsman, diretor digital do The Bobby Bones Show, descreveu o objeto como um “OVNI”, acrescentando: “definitivamente um OVNI com alienígenas”.
A plataforma Enigma também recebeu avistamentos de todos os Estados Unidos, sobre infraestruturas críticas, como usinas de energia, e sobre navios de guerra no mar.
A Esfera de Buga recuperada na Colômbia (foto) continua sendo uma das únicas evidências físicas ligadas a avistamentos de orbes metálicos em todo o mundo
‘Esfera de OVNI’ ziguezagueia pelo ar e pousa em Buga, Colômbia
No entanto, a prova mais convincente dessa invasão de orbes misteriosos foi encontrada na Colômbia, onde moradores locais recuperaram uma esfera metálica que foi vista pairando sobre a cidade de Buga em março.
A ‘Esfera Buga’ se tornou um grande tópico de discussão entre pesquisadores de OVNIs, com cientistas alegando que o objeto contém um labirinto de fios de fibra óptica que sugere que ele pode enviar e receber sinais.
Depois de atingir uma linha de energia e cair no chão, o objeto também pareceu ter desidratado de alguma forma o campo onde caiu, matando toda a grama e o solo onde tocou.
Cientistas sugeriram que isso era uma prova de que o objeto produzia algum tipo de campo de energia, mas os pesquisadores ainda não haviam tentado cortar o objeto à força. A esfera foi levada ao México para análises mais aprofundadas.
No entanto, a pesquisadora de OVNIs Dra. Julia Mossbridge, da Universidade de San Diego, está entre os muitos que duvidam da autenticidade da Esfera Buga, chamando-a de “projeto de arte feito pelo homem”.