O Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas (CEPEX) pesquisou quatro intrigantes avistamentos ufológicos ocorridos no interior de São Paulo. Estes casos envolveram o comerciante e pastor evangélico da Igreja Assembléia de Deus Erani Silva Peixoto, que, na década de 70, teria testemunhado aparições de discos voadores. Porém, somente agora, após quase 30 anos, Erani resolveu sair do anonimato e prestar declarações a respeito de suas experiências com os artefatos extraterrestres. Embora o pastor acreditasse na possibilidade de vida em outros mundos há muito tempo, manteve-se calado por receio de represálias da Igreja. Esta é uma das primeiras vezes em que um religioso evangélico se apresenta como testemunha de fatos ufológicos – o que torna este caso especial.
Conforme o depoimento de Erani ao CEPEX, seu primeiro avistamento aconteceu no inverno de 1971. Ele havia acabado de encerrar um culto noturno numa igreja do Jardim Presidente Kennedy, no município de Embu das Artes (SP), quando observou um UFO enquanto se dirigia ao ponto de ônibus na companhia de mais quatro amigos. Por volta das 22h30, o religioso avistou algo imóvel no céu a uma distância de mais ou menos 200 m. A princípio, Erani pensou ser um balão junino com a tocha apagada, mas de repente o objeto acendeu algumas luzes amarelas. Nesse instante, chamou a atenção dos demais companheiros, fazendo com que os quatro rapazes vissem o UFO fortemente iluminado. Durante todo o tempo da observação nenhum ruído ecoou pelos ares e, de acordo com a testemunha, o objeto, medindo 12 m de diâmetro, afastou-se vagarosamente, ganhando altitude até desaparecer.
Devido à escuridão e à falta de contornos visíveis, os cinco evangélicos ficaram impossibilitados de definir o formato exato do UFO, como também a direção que teria tomado. Contudo, esta curiosa experiência não seria a única vivida pelo devotado religioso, mas a primeira de uma série de quatro até o momento. No ano seguinte, também no inverno, o pastor avistou novamente uma nave espacial, desta vez com a forma de dois pratos sobrepostos sobrevoando uma vila no município de Taboão da Serra (SP). De acordo com a testemunha, o objeto estava a 1 km de distância e ficou parado a 50 m do solo, durante 15 minutos. Erani informou ainda que tal fato teria causado a queda de energia em todo o bairro.
UFO cinza e sem janelas – “Segundo comentários da população, os relógios pararam numa flagrante interferência da nave sobre o ambiente”, declarou o pastor aos ufólogos do CEPEX. Erani pôde constatar que, apesar de não apresentar luzes, o aparelho era de cor cinza e aparentemente sem janelas. Por estar a uma grande distância e possuir uma visão debilitada, não conseguiu apurar pequenos detalhes, mas comparou o tamanho do UFO ao de um ônibus, com aproximadamente 15 m de diâmetro. Poucos meses depois ocorreu a terceira aparição testemunhada pelo religioso, também em Taboão da Serra, desta vez no Jardim Mituzi, por volta das 19h00 de uma determinada noite.
Erani estava com os fiéis em frente à igreja onde mais tarde iria ministrar um culto evangélico, quando observou a passagem de um silencioso objeto prateado, à altura de 250 m. Ele disse que o disco voador media 12 m de diâmetro e que, de repente, começou a baixar sua altitude, enquanto dirigia-se a um local sem plantas, dando a impressão de que iria pousar. Segundo a testemunha, alguns curiosos foram ao campo e viram a marca de um círculo no chão, bem como a vegetação queimada nas proximidades. Erani, diante do compromisso religioso, não pôde se deslocar da igreja e limitou-se apenas a ouvir os comentários. Neste caso, ao contrário dos anteriores, houve a constatação de evidências físicas da passagem do objeto e sua eventual aterrissagem.
Em Reis, na Bíblia, o profeta Elias foi arrebatado por um carro de fogo para não ver sua própria morte. Supõe-se que desde aquele tempo existam meios de transporte semelhantes aos que vemos hoje no céu do nosso planeta, os UFOs
O último avistamento do pastor Erani aconteceu ainda no ano de 1972, na mesma cidade. Quando saía de sua residência, por volta de 21h30, ele deparou-se novamente com um objeto voador vindo em sua direção. O UFO, que teria surgido inesperadamente detrás de um mato fechado, assustou-o de tal forma que o pastor procurou algum lugar para proteger-se. A testemunha afirmou que, apesar de estar escondida, viu tudo com muita nitidez, informando que o objeto tinha o formato de dois pratos sobrepostos, sendo que entre eles havia uma polia giratória com luzes e uma cúpula com cinco visores na parte superior. A diferença deste UFO – que estava a apenas 50 m de distância – para os outros observados por Erani era que este apresentava um som semelhante ao de uma folha de alumínio jogada ao vento. “Era um som agudo e prolongado, mas agradável de ouvir”, comparou o pastor.
“Era impossível que somente eu estivesse vendo aquilo, por isso comecei a gritar, na tentativa de atrair a atenção das demais pessoas que ali se encontravam”, justificou o religioso, completando que o objeto havia pairado sobre a área de um colégio e logo em seguida acendido uma forte luminosidade amarela, semelhante ao reflexo do Sol no espelho. Após algum tempo, a intensidade da luz foi gradativamente diminuindo e o disco voador retornou ao mato fechado, seu ponto de origem, dando a impressão de que tinha efetuado o pouso. No entanto, desta vez, ninguém teve coragem de ir ao local verificar…
Em entrevista ao CEPEX, o pastor Erani esclareceu que, depois do último avistamento, passou a observar constantemente o céu na esperança de conseguir ver mais uma dessas naves. Por ser evangélico, acredita que seu depoimento venha a dar maior relevância a esse assunto, que para ele cabe à Ciência desvendar. “Cheguei a admitir a hipótese de serem artefatos humanos, construídos por alguma nação mais avançada tecnologicamente. Mas com o passar dos anos, pude perceber que nem mesmo esses países têm explicação para tal fenômeno”, completa Erani.
O pastor afirmou ainda que não teme sofrer algum tipo de ridicularização, pois acredita que somente assim outras pessoas que passaram pela mesma experiência terão coragem de falar sobre seus avistamentos. Quanto à religião, Erani considera que como Deus fez a raça humana, também pode ter gerado outros seres e planetas. Para confirmar isso, ele se baseia em uma passagem bíblica que diz que Deus criou os mundos, fazendo referência à palavra no plural. Erani cita ainda outro trecho da Bíblia: “Em Reis, o profeta Elias foi arrebatado por um carro de fogo para não ver sua morte. Supõe-se que desde aquele tempo existam meios de transporte semelhantes aos que vemos hoje no céu do nosso planeta”.
Como funciona o CEPEX – O Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas (CEPEX) é uma das mais ativas entidades dedicadas à Ufologia no Brasil. Surgiu devido ao entusiasmo de jovens estudantes em investigar temas que vão da Astronomia à Astronáutica, incluindo aí os discos voadores e as visitas de extraterrestres. Com o tempo, os membros da e
ntidade adotaram uma linha de pesquisa totalmente voltada para a razão e o bom-senso, sem se deixarem apegar pelo subjetivismo. O CEPEX teve participação ativa na investigação de inúmeros casos ufológicos bem documentados no interior de São Paulo. Notadamente, participou das pesquisas do Caso Varginha e liderou as discussões nacionais em torno do Chupacabras, quando o fenômeno estava em seu auge, há dois anos. Foi a entidade que assessorou a grande maioria dos órgãos de Imprensa brasileiros quando explodiu o assunto. Também fez análise de fotos ufológicas.
O CEPEX existe há 22 anos e tem hoje em seus quadros cerca de 60 membros espalhados pelo Brasil e diversos países. A entidade dedica-se ainda ao intercâmbio de informações com outras equipes de pesquisa, servindo de exemplo para a formação de novos grupos. Entretanto, a maior bandeira levantada pelos pesquisadores do Centro de Estudos é a elevação da Ufologia à categoria de ciência, tendo a entidade sido uma das primeiras a dar ênfase a tal discussão, considerando a necessidade da criação de um manual de normas e procedimentos para a Ufologia. O CEPEX vem atuando na divulgação de casos que tenham elementos objetivos para análise, em paralelo com outros centros congêneres, em especial o Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA).
O caso do pastor Erani, entre tantos outros de religiosos que vêm a público contar suas experiências com UFOs, deverá alinhar-se com o de observações feitas por cientistas e formadores de opinião, resultando num aumento da aceitação e credibilidade do Fenômeno UFO.