Partículas alienígenas teriam sido encontradas no recipiente descartado da sonda espacial não tripulada Hayabusa, que terminou uma viagem de sete anos para o asteróide Itokawa – cerca de 300 milhões de km da Terra – em junho, disseram nesta semana fontes da Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa [Japan Aerospace Exploration Agency, JAXA]. Uma análise utilizando microscópios de elétrons indicaria que as mesmas, medindo 0,001 milímetros de diâmetro, possuem características de funcionalidade diferentes dos materiais terrestres.
A JAXA pretende encaminhá-las ao acelerador de partículas cíclico no Centro de Radiação Síncrotron SPring-8, localizado no Harima Science Park City, de Hyogo, para verificar se são do corpo celeste. A sonda foi projetada para coletar a poeira do asteróide, mas se esta tarefa foi cumprida permanece incerto, pois sofreu problemas operacionais durante a viagem histórica.
Uma análise detalhada foi originalmente planejada para setembro, mas a JAXA, em agosto, divulgou o adiamento até o final deste ano. Hayabusa se desintegrou em reentrada na atmosfera após a liberação do container, que aterrissou de pára-quedas em um deserto australiano. Clique aqui para ver outras imagens.