A Nasa informou no dia 15 de agosto que não sabe onde estão as fitas originais da primeira missão na Lua, nas quais está gravada a célebre frase do astronauta Neil Armstrong “É um pequeno passo para o homem e um grande passo para a humanidade”.
“A Nasa procura as fitas originais do lançamento da missão Apolo 11, em 21 de julho de 1969”, disse Ed Campion, porta-voz do centro espacial Goddard da Nasa, em Greenbelt [Maryland, leste dos EUA], nos arredores de Washington.
Segundo ele, as fitas podem estar em qualquer parte de Goddard ou em outro lugar da rede de arquivos da agência espacial americana. A busca por estas gravações começou há cerca de um ano e meio, quando o centro espacial se deu conta de que não sabia mais onde estavam, depois de um pedido de consulta de funcionários aposentados.
Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, foi encarregado de comandar a primeira missão lunar americana a bordo da cápsula Apolo 11, ao lado dos astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins. Ele pousou na Lua a bordo do módulo Eagle em julho de 1969, garantindo um lugar na história, ao fazer a célebre declaração, enquanto pisava em solo lunar.
As fitas originais onde se encontram os dados da missão Apolo 11 foram gravadas em três estações na Terra: Goldstone, na Califórnia; Honeysuckle Creek e no observatório Parkes, na Austrália. Em seguida, foram enviadas para o centro espacial Goddard, que as transferiram para os Arquivos Nacionais, no fim de 1969. Mais tarde, a Nasa pediu para recuperar estas fitas e foi então que a agência se deu conta de que estavam perdidas.