2019 é um “prato cheio” pra quem gosta de observar o céu. Teremos cometas que podem se tornar visíveis a olho nu, superluas, chuvas de meteoros magníficas e até um eclipse lunar total que será visível de todas as Américas. São muitos eventos astronômicos que acontecerão no decorrer de 2019, mas aqui listamos os principais – aqueles que você não pode perder de jeito nenhum. Confira!
03 de janeiro – Chuva de meteoros Quadrantidas
Essa é uma das maiores chuvas de meteoros do ano, mas favorece o hemisfério norte.
06 de janeiro – Eclipse solar parcial
O ano já começa com um eclipse solar que cobrirá 71% do disco solar, mas só poderá ser visto em parte da Ásia e do Pacífico.
20 / 21 de janeiro – Eclipse lunar total
Este sim promete ser um espetáculo – talvez o evento astronômico mais observado do ano de 2019. Um eclipse solar total e superlua acontecerá no mesmo dia. A famosa “Lua de Sangue” poderá ser vista de todas as Américas, e claro, isso inclui todo o Brasil.
11 de fevereiro – Perigeu do cometa C/2018 Y1 Iwamoto
Com sorte, esse cometa recém descoberto poderá se tornar visível a olho. Cruzem os dedos.
19 de fevereiro – Superlua
Quando a Lua cheia acontece no mesmo dia da máxima aproximação da Lua com a Terra (perigeu),o nosso satélite natural fica até 14% maior e 30% mais brilhante.
21 / 22 de abril – Chuva de meteoros Liridas
Produzindo cerca de 15 meteoros por hora durante o pico, essa chuva de meteoros poderá ser vista de todo o globo. Em alguns anos, ela pode chegar a produzir até 100 meteoros por hora.
05 de maio – Chuva de meteoros Eta-Aquaridas
Com uma taxa de aproximadamente 50 meteoros por hora, essa chuva poderá ser vista do mundo inteiro.
10 de junho – Oposição de Júpiter
Essa é a melhor data para observar o maior planeta do sistema solar, que permanecerá visível durante toda a noite nos céus de todo o globo.
18 de junho – Conjunção Mercúrio e Marte
Esses dois planetas estarão aparentemente bem coladinhos no céu noturno – não há como não notar esse encontro celeste imperdível.
02 de julho – Eclipse solar total
Este será o único eclipse solar total do ano, e poderá ser visto na América do Sul, passando sobre os Andes, pela Argentina e por alguns dos maiores observatórios do mundo localizados Chile, Infelizmente não poderá ser visto do Brasil.
9 de julho – Oposição de Saturno
Essa é a melhor época para observar o “Senhor dos Anéis do Sistema Solar”, que estará visível durante toda a noite no céu noturno.
14 de julho – Oposição de Plutão
Se você possui um telescópio à disposição, aproveite para encontrar Plutão nessa data.
16 de julho – Eclipse lunar parcial
Este eclipse fará com que 65% do disco lunar seja escurecido pela sombra da Terra. Poderá ser visto da África, Europa, parte da Ásia e da Austrália.
28 / 29 de julho – Chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais
Essa chuva favorece o hemisfério sul, produzindo uma média de 15 meteoros por hora.
12 / 13 de agosto – Chuva de meteoros Perseidas
Uma das maiores chuvas de meteoros do ano, a Perseidas pode ser vista de todo o globo, e prouz uma média de 80 meteoros a cada hora.
31 de agosto – Periélio do cometa 322P/SOHO
Este é o primeiro cometa periódico descoberto pelo observatório solar SOHO, e quem sabe, poderá se tornar visível a olho nu nessa época.
21 de outubro – Chuva de meteoros Orionidas
Nesse dia acontece o pico de uma das chuvas mais fáceis de serem observadas, já que seus meteoros surgem bem ao lado das famosas “Três Marias”, produzindo uma média de 20 meteoros por hora.
28 de outubro – Oposição de Urano
A melhor época para observar o penúltimo planeta do sistema solar.
10 de setembro – Oposição de Netuno
O planeta mais distante do sistema solar estará presente nos céus durante toda a noite nessa época do ano.
11 de novembro – Trânsito de Mercúrio no disco solar
Este é um evento raríssimo: Mercúrio passará na frente do disco solar em um evento que terá duração de 5 horas e 29 minutos. O trânsito de Mercúrio em 2019 poderá ser visto da África, Europa, Oriente Médio e também das Américas. Este será um dos 14 trânsitos de Mercúrio do século 21, então você não pode perder por nada! É claro: nunca olhe para o Sol sem uma proteção adequada.
17 de novembro – Chuva de meteoros Leonidas
Uma das maiores do ano, a chuva de meteoros Leônidas costuma produzir até cerca de 100 meteoros a cada hora, que podem ser vistos do mundo inteiro.
13 / 14 de dezembro – Chuva de meteoros Geminidas
Cerca de 80 meteoros estarão riscando os céus a cada hora, nessa grande chuva de meteoros que costuma fechar o ano com chave de ouro.
21 de dezembro – Periélio do cometa 289P/Blanpain
Com sorte, este cometa poderá se tornar visível a olho nu no fim do ano!
26 de dezembro – Eclipse solar anular
Este tipo de eclipse faz com que a parte mais externa do Sol continue visível, dando uma aparência de “anel de fogo” fantástica! O ápice do eclipse solar anular terá duração de 3 minutos e 40 segundos, podendo ser visto do sudeste da Ásia.
Apesar desta pesquisa, sempre tem a chance de algum evento astronômico não estar listado. Se você se lembrou de algum, não se esqueça de deixar aqui nos comentários. Assim, enriquecemos ainda mais essa super lista dos principais eventos da Astronomia para o ano de 2019.
E vale lembrar: estes são os principais eventos astronômicos já conhecidos para 2019. Provavelmente s
urgirão novidades, como por exemplo a máxima aproximação de um asteroide ou de um cometa ainda não conhecido. Fiquem atentos as tramsnissões ao vivo.
Bons céus e excelentes observações a todos!
Fonte: Galeria do Meteorito
Imagens: Galeria do Meteorito / Wikimedia Commons / Alasdair MacLeod / Mirrorpix / Aubrey Gemignani / SockPuppetForTomruen / JPL / SBDB / NASA.
Veja Mais:
Inédito na história: China pousa no lado oculto da Lua
A New Horizons passará hoje por objeto mais distante já explorado no espaço
Sonda Juno envia novas imagens incríveis de Júpiter
A série de Carona com os ÓVNIs traz o tema Controle Extraterrestre
Alinhamento planetário marcará a primeira madrugada de 2019
Buracos negros podem ser janelas para o futuro, dizem cientistas