Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Obtidas as melhores imagens dos pontos brilhantes em Ceres
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Obtidas as melhores imagens dos pontos brilhantes em Ceres
notícias

Obtidas as melhores imagens dos pontos brilhantes em Ceres

Nave Dawn está em sua segunda órbita científica, e persiste indefinição a respeito da natureza dos pontos brilhantes em cratera de 90 km do planeta anão

Ultima atualização: 11 de junho de 2015 20:06
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

1adea18467b3232bed5220ac8a5e8c5f1527102320

Mesmo com a melhor resolução obtida até agora, persiste a dúvida quando às regiões brilhantes em Ceres
Créditos: NASA

A nave Dawn da NASA prossegue sua exploração do planeta anão Ceres, situado no principal Cinturão de Asteroides entre Marte e Júpiter. Desde sua chegada ao pequeno mundo as atenções foram atraídas por uma cratera de 90 km de diâmetro, que exibe em seu interior intrigantes pontos brilhantes. A sonda já está em sua segunda órbita científica, circulando Ceres a 4.400 km da superfície, uma vez a cada três dias terrestres. Como resultado, suas câmeras captaram detalhes impressionantes da superfície do astro, com uma resolução de 410 m por pixel.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Ainda assim, a natureza das regiões brilhantes da cratera ainda não foi determinada. Além disso, os dois pontos visíveis nas primeiras fotos agora se tornaram locais brilhantes de forma irregular, e surgem acompanhados de outros pontos menores mas ainda assim gigantescos, tendo por base o tamanho da cratera. O principal investigador da Dawn, Chris Russel da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), disse: “Esses pontos brilhantes fazem de Ceres algo único, como nunca vimos no Sistema Solar. Reflexos em locais cobertos por gelo ainda são os principais candidatos, mas a equipe ainda considera outras possibilidades, como sal”.

Em 28 de junho, a Dawn iniciará os procedimentos para rumar para uma órbita ainda mais baixa, a 1.450 km de distância da superfície de Ceres, onde se estabelecerá no começo de agosto. A demora se deve a seus motores iônicos, extremamente eficientes, que entretanto tem um empuxo muito baixo, e precisam funcionar muito tempo para fornecer a aceleração necessária. Russell e sua equipe esperam então obter imagens melhores e em variados ângulos, para finalmente conseguir determinar o que são as misteriosas regiões brilhantes. A Dawn foi lançada em setembro de 2007 para investigar os maiores objetos do Cinturão de Asteroides, o asteroide Vesta (530 km) e o planeta anão Ceres (950 km). A nave orbitou Vesta de julho de 2011 a setembro de 2012, quando partiu rumo a Ceres, onde chegou em março de 2015, tornando-se o primeiro engenho terrestre a orbitar dois corpos celestes que não sejam a Terra e a Lua.

Assunto relacionado:  Encontradas plumas de água ejetadas da superfície de Europa

DESVENDANDO MISTÉRIOS DAS ORIGENS DO SISTEMA SOLAR

A Dawn, que também é a primeira nave a orbitar um planeta anão, já auxiliou a determinar as diferenças que exister entre Vesta e Ceres. Os dois objetos são muito marcados por crateras, porém o planeta anão mostra mais evidências de atividade geológica em sua superfície, como fluxos e deslizamentos de terra. A Dawn deve prosseguir sua missão em órbita de Ceres pelo menos até junho de 2016. Nesse período, estará então em uma órbita muito próxima, a somente 375 km de distância de sua superfície, obtendo imagens detalhadas e utilizando seus instrumentos para obter mais dados a respeito de Ceres.

Visite o site oficial da Dawn

Confira um vídeo feito com imagens da Dawn

Veja fotos do planeta anão Ceres

A nave Dawn fotografoou o asteroide Vesta em detalhes

Planeta anão Ceres é candidato a abrigar vida extraterrestre

Nave Dawn entra em órbita do planeta anão Ceres

Pontos brilhantes em Ceres são mais complexos do que se pensava

Nave New Horizons aproxima-se de Plutão e faz novas imagens

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Assunto relacionado:  O que aconteceu ao avião da Malaysia Airlines?
TÓPICO(S):Edição 212
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

WhatsApp Image 2025 10 03 at 09.29.22
Apagão da NASA congela missão-chave para estudar o enigmático objeto interestelar 3I/ATLAS
Notícias
663b12a0 9fbf 420e b077 6bf689307043
Mergulhadores militares encontram local de queda de OVNI e guardam segredo por décadas !
Notícias
drones alemania ft
Alemanha em alerta após drones misteriosos invadirem o espaço aéreo
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Notíciasnotícias

Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 27 de ago. de 2025 12 43 53
NotíciasColunasnotícias

O Custo da Revelação: Como a Intimidação Mantém Testemunhas de UFOs Silenciosas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image 1756022914257
Notíciasnotícias

As 5 afirmações mais incríveis que Bob Lazar fez sobre a tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up