Steven Spielberg sempre se destacou nos meios cinematográficos por sua inconfundível criatividade. Seus filmes são bem mais do que um show de efeitos especiais e tecnologias de ponta: eles apresentam, invariavelmente, roteiros inusitados. As tramas criadas por Spielberg caminham de mãos dadas com o que há de fantástico e único. Sua obra é uma busca constante ao universo do fascínio. Estando sempre alguns passos à frente de sua época, o cineasta é capaz de ultrapassar a tênue linha que separa a fantasia da realidade. E foi isso o que aconteceu em Contatos Imediatos do 3º Grau, um dos primeiros grandes filmes de sua carreira e uma das primeiras produções da escola hollywoodiana de cineastas acadêmicos.
A década de 70, época em que foi rodado, foi um período de grandes desenvolvimentos técnicos para o cinema norte-americano, pois se começam a dar maior valor ao uso de ferramentas científicas na arte. Em Contatos Imediatos nenhuma cena acontece por acaso, tudo tem sua razão e seu momento exato, tornando o roteiro um legatto em que os fatos obedecem a uma lógica psíquica e temporal. No filme, a relação entre humanos e extraterrestres é apresentada de forma mais diplomática e menos dramática.
Para produzir Contatos Imediatos, Spielberg precisou de algo mais do que a sua genial criatividade. A seriedade profissional fez com que ele buscasse a ajuda de ufólogos como o astrofísico Dr. J. Allen Hynek e o francês Jacques Vallée, que forneceram informações preciosas para a produção do filme. Juntos, cineasta e ufólogos fizeram a composição dos principais elementos estéticos da obra. Baseados em relatos e casuística pura, formularam as características físicas dos seres extraterrestres, o formato dos UFOs e das luzes que aparecem ao longo da história, além de outros detalhes de figurino e cenografia. Vale lembrar que um dos principais personagens do filme, o Dr. Lacombe, foi criado em homenagem a Vallée.
Outra preocupação de Spielberg foi mostrar o Fenômeno UFO não somente como algo fantástico e inusitado para a Humanidade. O diretor quis também mostrar ao público as implicações políticas do fenômeno, que quase sempre envolve governos e instituições de poder internacional. Durante o filme é possível perceber várias manobras do governo dos EUA para esconder da população a verdade sobre os UFOs. Com isso, o filme de Spielberg, apesar dos efeitos especiais e características fantasiosas, tem uma boa dose de realismo. A trama de Conluios Imediatos se passa em várias cidades do interior dos EUA, onde pessoas são intuitivamente conduzidas a locais em que possam presenciar a aparição de UFOs. Tais aparições vão se tornando mais freqüentes, sendo acompanhadas de outros fenômenos incomuns. Todas as pessoas, que até então avistavam somente luzes, passaram a ter visões e avisos, compelindo-os inconscientemente a procurar a localização geográfica do lugar em que os UFOs fariam contato.
Roy Neary, personagem interpretado pelo ator Richard Dreyfuss, é uma das pessoas que testemunha a chegada de discos voadores, ocultada pelo governo. Começa a perceber que uma serie de fenômenos insólitos está acontecendo. A situação tem seu ponto culminante num encontro de Neary com os extraterrestres, em que humanos e alienígenas fazem um contato pacífico. Enquanto apresentação casuística o filme não revela grande novidade sobre abduções ou contatos com ETs, pois o seu ponto forte é o poder que governo norte-americano exerce na investigação ufológica. O filme mostra que as Forças Armadas dos EUA, juntamente com cientistas de alta confiança, ao saberem da existência de estranhos fenômenos ocorrendo com a população, trataram logo de despistar os curiosos.
PODER DO GOVERNO SOBRE A UFOLOGIA
O governo conseguiu que a área da incidência ufológica fosse totalmente abandonada pela população da cidade. Para que isso acontecesse, bastou lançar um boato, divulgado por toda a imprensa nacional, de que todo o lugar estaria ameaçado por um terrível vazamento de gás. Imediatamente todos os habitantes — com exceção dos abduzidos, que sabiam da verdade — deixaram suas casas com medo do vazamento. Eis uma maneira eficiente de manipular a opinião pública.
Numa operação altamente sigilosa, o governo consegue instalar um verdadeiro arsenal tecnológico para receber a tão esperada visita extraterrestre. Sob o ponto de vista cinematográfico, esse é um dos momentos mais geniais de Contatos Imediatos, pois Spielberg cria o ambiente ideal para o contato: uma mistura de magia e ciência. Todo o aparato técnico foi utilizado sem aparentes excessos, dando às cenas finais significados implícitos e sutis. O cenário mostra um espaçoporto construído para receber os visitantes. O local era equipado com evoluídos sistemas de comunicação não verbal que envolviam sons e luzes. O filme mostra que uma série de estudos foram feitos pelos ufólogos e militares envolvidos no caso, como a codificação e análise de um vocabulário extraterrestre, caracterizado por notas musicais e gestos feitos com as mãos. Sem dúvida, Contatos Imediatos revela a visão spielberguiana do Cosmos, mas isso não quer dizer que o filme aborde exclusivamente o ponto de vista do diretor. Na busca de uma semiologia que ultrapassasse os conceitos da ficção científica, Spielberg tentou criar uma segunda e peculiar linguagem, fazendo alusões a elementos já bem concebidos e aceitos pela nossa civilização ocidental.
Um exemplo deste complexo trabalho é a cena em que os ETs descem da grande nave para fazer o contato tão esperado. Envolto em uma grande aura de luz, o primeiro extraterrestre desce do UEO e abre seus longos braços num sinal amigável de saudação. O clima criado para o encontro é místico, quase religioso, deixando as testemunhas pasmas diante da aparição.
HYNEK E VALLÉE NOS BASTIDORES DE CONTATOS IMEDIATOS
O contato entre ETs e humanos mostrado por Spielberg foi aparentemente bem sucedido, deixando possíveis laços de amizade entre eles. Esse aspecto diplomático ficou claro quando um dos principais personagens do filme, o contatado Roy Neary, se dispôs com alegria a entrar no UEO e seguir viagem junto com os alienígenas. Para Spielberg, os extraterrestres devem ser bem vindos na Terra, pois há muito a aprender com eles. Contudo, segundo o desfecho da trama, governo e militares continuarão ocultando a verdade da população, criando falsas situações para despistar a curiosidade das pessoas.
O filme, embora lenha sido feito com critérios ufo- lógicos razoavelmente éticos, não foi visto pela crítica como um filme de Ufologia, mas sim uma ficção científica. É importante ressaltar que Contatos imediatos e um grande marco para o cinema que aborda a temática extraterrestre devido &a
grave; polêmica do assunto. Mesmo tendo sido produzido em 1977, este é um filme que continua atual e de abordagem perfeitamente aplicável à Ufologia contemporânea. Francês radicado nos Estados Unidos há 30 anos, o astrofísico Jacques Vallée é um cientista internacionalmente reconhecido por seus trabalhos no campo da Matemática e da Ufologia. Em Contatos Imediatos, um filme considerado profético nos meios ufológicos, Vallée recebeu uma merecida homenagem de um dos maiores pesquisadores do Fenômeno UFO de toda a história.
O “mestre” Hynek, ao ser convocado por Spielberg como consultor especial do filme, dedicou a personagem do cientista francês Lacombe à pessoa de Jacques Vallée, cuja obra é marcada por seu espírito crítico e inteligente. Suas idéias dividem a opinião da comunidade ufológica, pois não aceitam certos paradigmas da Ufologia convencional. Vallée é um cientista que tenta se manter afastado das principais correntes do pensamento ufológico, preservando o seu próprio estilo. E contundente, científico e muitas vezes, por que não dizer, cético.
Vallée se iniciou na Ufologia por influência de grandes pesquisadores como Aimé Michel e o próprio Hynek. Como cientista, se sentia insatisfeito com a pouca atenção que o mundo acadêmico destinava à fenomenologia ufológica, muitas vezes a desprezando e mistificando. Hoje, após vários anos de pesquisa, seus estudos revelam uma compreensão global do fenômeno UFO, indo das implicações cientificas até as sociais. Já trabalhou em vários projetos de importância mundial e teve acesso a muitos documentos ultra-secretos como os do Project Blue Book do governo norte-americano, estudando mais de 11 mil casos. Atualmente, Vallée é um ufólogo muito interessado em casuística e já esteve várias vezes no Brasil, fazendo pesquisas de campo no Rio de Janeiro e no interior do Nordeste.
Ficha Técnica
Contatos Imediatos do 3º Grau
Título original — Close Encountens of the 3rd Kind
Direção — Steven Spielberg
Produção — Julia Phillips e Michael Phillips
Diretor de fotografia — Wilmos Zsigmond
Efeitos especiais — Douglas Trumbull
Música — John Williams
Estúdio — Columbia Pictures
Ano — 1977, EUA
Duração — 129 min
Elenco — Richard Dreyfuss, Teri Garr e Melinda Dillon
Resenha: Roy Neary (Richard Dreyfuss), testemunha a chegada de UFOs de um mundo alienígena. Então começa a acontecer uma série de fenômenos insólitos, culminando com um encontro de Neary com extraterrestres. Humanos e alienígenas fazem um contato pacifico. Spielberg filmou Contatos Imediatos com originalidade e expandiu as dimensões dos efeitos especiais além da imaginação. Mais do que um filme, a obra de Spielberg é um alerto à Humanidade: se ainda não aconteceu o contato final com ETs, isso é coisa que se espera para breve…