O conto vencedor do I UFO School, que teve por objetivo exaltar a Ufologia entre os adolescentes, coube ao aluno Diego Almeida Nascimento, da 8ª série do primeiro grau do Centro Educacional Vitória Régia. Seu trabalho foi considerado belíssimo e emocionou a platéia ao ser lido.
Antes de fugir por estar com muito medo, eu tentarei informá-lo um pouco sobre meu planeta. Você acabou de chegar a um planeta altamente tecnológico, informatizado e avançado. Mesmo assim, com toda essa tecnologia, aqui, exclui-se o mais importante: a questão da vida.
Neste planeta, ao sair à rua, nunca se pode ter o prazer de dar um \’bom dia\’ a um desconhecido, de fazer um grande favor a alguém e ser retribuído de maneira igual ou melhor. Não é possível também andar pelas calçadas distraído e pensando na vida, pois você pode ser assaltado. Existem indivíduos que vivem de sua vida, ou seja, roubam. Na Terra possuímos um aparelho que transmite imagens, que é a televisão.
Ao ligá-la, tem que se estar disponível a assistir a cenas chocantes diariamente, sem censura. Aqui, um bebê é jogado no lixo, pelo fato de sua mãe não ter condições para sustentá-lo. Os humanos, que são considerados racionais, agem pelo menos uma vez em cada dia de maneira irracional. As plantas, as árvores inofensivas são exterminadas para se dar lugar a prédios, para a propagação de uma política capitalista de interesses que vigora no mundo. As pessoas brigam por pertencerem a uma doutrina religiosa diferente da dos outros.
A essa altura, o ET já deverá estar um pouco espantado com meus relatos. Portanto, prossigo com minhas informações. Aqui, jovens estão cada dia se envolvendo mais com drogas, estão aos poucos revelando sua selvageria, que chega ao ponto de queimar um índio por diversão. A maioria dos seres que pertencem a este planeta são rondados diariamente pela fome.
Cada vez mais as pessoas se fecham ao mundo. Aqui, na maioria dos países, os empregos estão ficando extintos, as nações estão repletas de gente. Gente que geralmente não sabe o que é uma boa educação. Nossa cultura é coisa de segundo plano, nossos sentimentos são considerados apenas complementos de horas de sossego.
A poluição é mais uma terrível ameaça à nossa sobrevivência. Ela é provocada por um jogo de interesses que não liga para o meio ambiente, e sim apenas para as vantagens de se ter o poder. O ET já estará com certeza muito nervoso e trêmulo, apenas por saber de umas poucas características do lugar em que está.
O estopim da conversa com certeza ocorrerá quando eu relatar-lhe que no meu planeta se mata por prazer e que ele aqui na Terra teria pouco tempo de vida, porque seria alvo de interesses. Se a essa altura o ser ainda estiver à minha frente, entrará em pânico, com certeza. E os papéis de agora se inverterão aos iniciais da conversa, o ET começará a querer correr e eu passarei a ser o vilão da estória, que não poderá ter nem um bom final, com um aperto de mão ou coisa do gênero, pois o ET já estará em seu planeta ou local de origem.