I O fim do medo
A primeira profecia fala sobre o final do medo que vive o homem. Diz que o nosso mundo de ódio e materialismo terminará no sábado, 22 de dezembro de 2012. Neste dia a humanidade deverá escolher entre desaparecer do planeta como espécie pensante que ameaça destruí-lo ou evoluir para a integração harmônica com todo o universo.
II Mudança da consciência
A segunda profecia anunciou que o comportamento de toda a humanidade mudaria rapidamente a partir do eclipse solar de 11 de agosto de 1999, pois o ser humano se defrontaria com seus medos e angústias para solucioná-los e, assim, poder se sincronizar com o ritmo do universo. Serão transformadas as formas de relacionamento e de comunicação, os sistemas econômicos e sociais, a justiça, as convicções religiosas e os valores. A segunda profecia afirma ainda que, se isso de fato ocorrer, as mudanças drásticas que serão descritas nas seguintes profecias serão neutralizadas.
III Aumento da temperatura
Esta profecia relata que uma onda de calor aumentará a temperatura do planeta provocando mudanças climáticas, geológicas e sociais de magnitude sem precedentes e a uma velocidade assombrosa. O aumento da temperatura produzirá fortes ventos, furacões e tufões, num redemoinho de destruição e morte. E ainda trará como conseqüência menos nuvens e maior exposição ao Sol, produzindo muitas secas e grandes incêndios em todo o globo.
IV Derretimento dos pólos
A quarta profecia anuncia que o aquecimento do planeta, causado pela conduta anti-ecológica do ser humano e por uma maior atividade do Sol, causará o derretimento do gelo dos pólos. Se o astro aumentar seus níveis de atividade acima do normal haverá maior produção de ventos solares, mais erupções maciças em sua coroa, aumento na irradiação e incremento na temperatura do planeta Terra.
V Ruptura de sistemas
A quinta profecia se refere aos sistemas que falharão para que o ser humano enfrente a si mesmo, a fim de que veja a necessidade de reorganizar a sociedade e continuar no caminho da evolução, que o levará a entender a criação. O sistema de eletricidade é a coluna vertebral de nossas sociedades, e se este falhar, falharão todos os demais, como efeito dominó.
VI SURGE um cometa
A sexta profecia relata que nos próximos anos aparecerá um cometa cuja trajetória colocará em perigo a existência do ser humano. Os maias viam os cometas como agentes de mudançaspara que certas estruturas se transformassem, permitindo a evolução da consciência coletiva. O cometa era chamado por eles de Ajenjo e também estaria anunciado por várias religiões e culturas. Por exemplo, no Livro das Revelações, da Bíblia, recebe o nome de Absinto. Outros estudiosos o associam a Nibiru.
VII Uma nova realidade
A sétima profecia nos remete ao momento em que o Sistema Solar, em seu giro cíclico, sairá da noite para entrar no “amanhecer da galáxia”. Ela sugere que nos 13 anos que vão desde 1999 até 2012 a luz emitida no centro da galáxia sincronizará todos os seres vivos, permitindo que concordem voluntariamente com uma transformação interna que produzirá novas realidades, rompendo suas limitações através do pensamento. Estudiosos de linha científica debatem o tema com os de linha esotérica.