Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: O paradoxo de Fermi: onde estão os alienígenas?
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > O paradoxo de Fermi: onde estão os alienígenas?
notícias

O paradoxo de Fermi: onde estão os alienígenas?

Ao longo da história da humanidade, nossa espécie olhou para o céu e perguntou: “Estamos sozinhos?” Em 1950, o famoso físico italiano Enrico Fermi apresentou uma nova versão da mesma questão. Se o cosmos é essencialmente feito das mesmas matérias-primas encontradas na Terra, e nosso planeta natal é muito mais jovem do que o próprio universo, então onde estão todos os alienígenas?

Ultima atualização: 5 de fevereiro de 2021 07:02
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

8697b5873434faeae829252212a18f881612617929

Estamos, afinal, sozinhos no universo?
Créditos: Getty Images

Ao longo da história da humanidade, nossa espécie olhou para o céu e perguntou: “Estamos sozinhos?” Em 1950, o famoso físico italiano Enrico Fermi apresentou uma nova versão da mesma questão. Se o cosmos é essencialmente feito das mesmas matérias-primas encontradas na Terra, e nosso planeta natal é muito mais jovem do que o próprio universo, então onde estão todos os alienígenas?

Civilizações com centenas de milhões, senão bilhões de anos, mais avançadas do que nós deveriam ter povoado sistemas estelares inteiros já na época de Fermi. Mas ainda não há evidências concretas e universalmente aceitas de vida extraterrestre avançada, independentemente dos milhares de planetas extra-solares identificados nas últimas três décadas e da vantagem de bilhões de anos que qualquer vida desse tipo teria sobre nós. É uma contradição aparentemente gritante, como Fermi observou pela primeira vez, e que acabou recebendo o nome dele, hoje conhecido como “O Paradoxo de Fermi”.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Ao explicar o Paradoxo de Fermi em 2018, o famoso cientista do Search for Extraterrestrial Intelligence [Busca por Inteligência Extraterrestre – SETI], Seth Shostak, disse: “Fermi percebeu que qualquer civilização com uma quantidade modesta de tecnologia de foguetes e uma quantidade imodesta de incentivo imperial poderia colonizar rapidamente toda a Galáxia. Dentro de algumas dezenas de milhões de anos, todo sistema estelar poderia ser colocado sob a asa desse império.” Shostak também aponta que os proponentes da observação de Fermi não dependem de tecnologias exóticas ou mais rápidas do que a velocidade da luz, mas sim de viagens regulares baseadas em foguetes que se movem a velocidades relativísticas.

Assunto relacionado:  Cientista declara que os alienígenas vêm do futuro e lança livro sobre o assunto

“Você pode questionar a velocidade da espaçonave alienígena, seja 1% ou 10% da velocidade da luz. Não importa. Você pode argumentar sobre quanto tempo levaria para um novo assentamento estelar gerar suas próprias colônias. Ainda não importa. Qualquer suposição meio razoável sobre a velocidade com que a colonização poderia ocorrer ainda termina em escalas de tempo que são enormemente menores do que a idade da galáxia”, disse Shostak. Várias soluções tentam explicar esse paradoxo, indo desde a ideia de que as sociedades avançadas eventualmente se auto-aniquilam ou que a viagem interestelar é simplesmente tecnologicamente complicada ou impossível. A solução mais deprimente é que a humanidade é realmente única e, portanto, sozinha.

Em um artigo escrito por Michael Hart, em 1975, chamado “An explanation for the absence of extraterrestrials on Earth”, ele cria categorias de motivos para tal ausência, sendo as mais comuns as “explicações físicas”, “explicações sociológicas” e “explicações temporais”, com uma quarta categoria admitindo que tais seres podem ter visitado a Terra no passado, mas simplesmente não estão aqui agora. As explicações físicas de Hart abrangiam mais ou menos qualquer coisa que pudesse colocar limites físicos em qualquer expansão. Como ele escreveu, “os visitantes nunca chegaram à Terra porque alguma dificuldade física, astronômica, biológica ou de engenharia torna a viagem espacial inviável”. Como uma sociedade que só recentemente entrou na vastidão do espaço, esses limites parecem perfeitamente razoáveis e aplicáveis à nossa situação atual.

041b2eb2cfa01addfd6ea8a8e0333d70
Enrico Fermi questionou, de maneira científica, nossa solidão cósmica. E acabou caindo em um paradoxo.
Fonte: National Archives

As explicações sociológicas postulam que os alienígenas podem carecer de iniciativa ou desejo de viajar para a Terra, incluindo a falta de vontade política, motivação, interesse ou simplesmente a falta de organização social para empreender uma proposta tão cara e desafiadora. Novamente, essas explicações são sem dúvida familiares aos terráqueos do século XXI. As limitações temporais abrangem as várias hipóteses de que tais civilizações podem de fato existir, mas ainda não tiveram tempo suficiente para chegar até nós. Ou eles podem ter nos visitado há muito tempo e nós sentimos falta deles.

Assunto relacionado:  Reabrindo o temido Caso Varginha

Este último abre espaço para a existência de sociedades galácticas, mas sugere que elas possam ter morrido Eras atrás. Hoje, explicações mais exóticas foram oferecidas para o Paradoxo de Fermi, incluindo aquelas cada vez mais populares como o “Grande Filtro” e a “Hipótese do Zoológico”. O Grande Filtro postula que todas as sociedades eventualmente alcançariam o mesmo ponto no desenvolvimento tecnológico avançado e morreriam. Seja um limite físico como proposto acima, um limite social ou temporal como aqueles mencionados por Hart, ou algo completamente diferente, o Grande Filtro atua como um ponto de ajuste teórico onde civilizações semelhantes às humanas ou não poderiam avançar mais, ou simplesmente se destruiriam ou, por alguma outra razão, deixariam de existir.

Como as possíveis respostas anteriores, essa explicação faz muito sentido em nosso mundo em constante evolução e rápido avanço tecnológico. A Hipótese do Zoológico é frequentemente favorecida por aqueles que consideram todas as explicações acima insuficientes, ou têm suas próprias razões para acreditar que realmente fomos visitados no passado ou ainda estamos sendo visitados agora, e fomos simplesmente deixados por nossa própria conta pelas várias sociedades de viajantes espaciais.

À medida que a tecnologia humana evolui e nossa capacidade de se espalhar ainda mais pelo cosmos aumenta, pesquisadores de vários campos abordam essa questão milenar de todos os lados. Do doutor Shostak e seus colegas do SETI às várias equipes programadas para usar o Telescópio James Webb após seu lançamento para começar a pesquisar sistemas exoplanetários em busca de sinais de vida, esses exploradores modernos estão utilizando as ferramentas mais recentes e de ponta na esperança de finalmente encontrarem uma resposta. Até então, a questão proposta por Enrico Fermi há mais de 70 anos ainda soa verdadeira: “Onde está todo mundo?”

Assunto relacionado:  Passageiro de avião registra quase colisão com UFO momentos antes de pousar

Fonte

TÓPICO(S):Edição 256
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20251026 WA0018
Astrônoma denuncia que seus estudos sobre OVNIS foram censurados no arXiv
Notícias
ChatGPT Image 26 de out. de 2025 11 12 26
Quatro UFOs emergem do oceano diante da Marinha dos EUA — e desaparecem no céu!
Notícias
maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Notíciasnotícias

Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
Notíciasnotícias

A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
13 minutos de leitura
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up