Se você está vendo e ouvindo drones ou outras coisas voadoras piscando no céu, é absolutamente certo que você não está imaginando e não está sozinho. No entanto, o que permanece preocupantemente incerto é o que realmente está acontecendo e é uma questão que o governo tem feito um péssimo trabalho em responder.
O futuro chefe desse governo, Donald Trump, disse: “O governo sabe o que está acontecendo. Por alguma razão, eles não querem comentar. E acho que seria melhor eles dizerem o que nossos militares sabem e o que nosso presidente sabe.” uitas vezes discordamos de Trump, mas seu apelo por transparência é sensato.
O que os avistamentos significam? Espero que não seja uma invasão da vida real de “A Guerra dos Mundos”. Em 1938 a obra de Orson Welles foi transmitida por uma rádio. O ataque dos “marcianos” ocorreu em Nova Jersey. Uma pesquisa da YouGov realizada em março de 2024 mostrou que cerca de 18 por cento dos americanos em todo o país relatam ter visto um OVNI e que 63% acreditam que o Governo dos EUA sabe mais (sobre os UFOs) do que diz à população.
Arriscamos dizer que é improvável que seja algum tipo de operação sofisticada de inteligência estrangeira (outros países) da qual as autoridades federais de alguma forma não tenham conhecimento.
Talvez seja algum tipo de programa militar não divulgado que Trump mencionou, ou brincadeiras coordenadas ou, como pode ser o caso com essas coisas, um fenômeno que ganhou vida própria quando não há nada lá.
Alguns especialistas e autoridades já apontaram que pelo menos alguns dos avistamentos parecem ser de aviões comerciais. Um morador de Jersey alegou ter apontado um apontador laser para um “drone” que parece ter sido realmente um avião da FedEx. Nem preciso dizer, não faça isso; arriscar acidentes de avião é o oposto de útil enquanto tentamos descobrir o que está acontecendo.
Tudo isso é o reflexo de uma realidade mais ampla e aguda do que o que quer que esteja acontecendo com esses avistamentos em particular: perdemos mais ou menos a capacidade de lidar e esclarecer coisas como essa como uma sociedade. Teorias da conspiração não são nenhuma novidade, e desconfiar de fontes oficiais de informação também não. Alguns dos nossos maiores avanços como sociedade e momentos de responsabilidade pública e reforma vieram de pessoas que se opõem e questionam narrativas.
Em vez disso, nos deparamos com algo como uma aventura de escolha própria na realidade, onde cada detetive amador e voz da mídia social tem a chance de correr solto e potencialmente causar danos significativos com suas ponteiras laser.
A cultura de sigilo nas entidades policiais e militares do país os deixou tão calados que o público os toma apenas como uma confirmação de que algo nefasto está acontecendo, como Trump sugere, e as reportagens cautelosas da mídia, sensíveis ao que sabemos ser verdade, são vistas como evasivas e desdenhosas.
As pessoas querem que haja respostas claras, agora. A ideia de que isso pode ser uma série de identificações errôneas de aviões comerciais, planetas distantes e drones amadores (ou provavelmente todos os itens acima), mesmo que essa seja a resposta correta, pode não ser bem-vinda por um público que parece faminto por outra coisa.
O Departamento de Segurança Interna e o FBI emitiram uma declaração conjunta na semana passada, assegurando ao público que eles “levam a sério a ameaça que pode ser representada por sistemas de aeronaves não tripuladas”. E esta semana a Administração Federal de Aviação proibiu temporariamente drones de voar sobre quase duas dúzias de comunidades no estado de Nova Jersey.
Em alguns casos, pessoas em Nova Jersey têm utilizado seus próprios drones para investigar os outros drones, portanto, mais drones nos céus. Eu suspeito que o que está acontecendo em alguns casos é que as pessoas estão vendo drones reais voando pela primeira vez. Não só isso: o governo só recentemente, no final de 2023, permitiu que drones voassem à noite. Sem dúvida, a falta de familiaridade do público diminuirá à medida que esses dispositivos se tornarem cada vez mais difundidos e visíveis rotineiramente.
Mas a série de fotos e vídeos que apareceram na internet desde novembro documentando a presença de drones — amigáveis ou não — apesar da insistência repetida do governo e das autoridades policiais de que as luzes, esses objetos não são uma ameaça ou naves alienígenas, sugere que algo mais está acontecendo.
Autoridades dos EUA sugeriram que muitos dos objetos podem ser, de fato, aeronaves tripuladas, como aviões ou helicópteros. De fato, a área dos três estados provavelmente está entre os espaços aéreos mais congestionados do país, lotados de aeronaves grandes e leves, satélites visíveis da Terra e, sim, um número crescente de drones.
As luzes no céu não são drones norte-coreanos ou iranianos. Nem drones maléficos invadindo o espaço aéreo sobre instalações militares — embora o governo federal tenha restringido essas áreas. Larry Hogan, o ex-governador de Maryland, postou vídeos de luzes suspeitas no céu acima de sua casa, apenas para um jornalista do New York Post notar que essas luzes pareciam exatamente com a constelação de Órion.
Então, vamos analisar cada avistamento, um por um, e determinar sua causa. Os marcianos planejaram pacientemente seu ataque em “A Guerra dos Mundos”; os americanos terão o mesmo nível de paciência?
Assista ao vídeo
DRONES SOBRE OS EUA – O que sabemos até agora?