07de janeiro de 1948
Um avião caça P-51 explodiu em pleno ar e caiu na fazenda de Joe Phillips cerca de 5 milhas ao sul de Franklin (baseado na data de 7 de janeiro de 1948) à tarde, por volta das 15h30, matando o piloto com a identificação de Thomas F. Mantell Junior, 3533 River Park Drive, Louisville. O avião acidentado tinha a cauda no. Ky. Ng 869. A senhora Joe Philips disse que estava sentada ao fogo quando ela escutou o avião, com o motor aparentemente com problemas, voando perto da casa dela. Quase imediatamente houve uma grande explosão. Assustada, ela olhou para a janela e viu o avião o avião se desintegrando bater no chão num bosque cerca de 180 m da casa. Peças dos destroços foram vistas a cerca de 400 m do local da queda. Várias pessoas em Franklin relataram que escutaram a explosão.
Uma trilha de fumaça ainda estava no céu uma hora após a queda. Outra testemunha, Barbara Mayes, um estudanteda escola primária deFranklin disse que viu o avião explodir quando estava no meio do céu. Ela estava esperando na escola de Lake Springs pelo ônibus para voltar par casa quando ela testemunhou a explosão. O avião estava talvez a aproximadamente cinco quilômetros enquanto a multidãocorria do centro da queda que levou a vida de Ed Snow e Richard M. Thomason no dia 29 de abril de 1947. A senhora Joe Philips disse que chamou o operador do telefone e pediu ambulância e seguiu para o local. Os restos do aviador falecido foram removidos do local de ambulância e levado a Funerária Booker para aguardar por instruções dos parentes próximos, que foram avisados da tragédia por oficiais do Fort Knox.
Um veterano da Segunda Guerra Mundial, o Capitão Mantell participou da Invasão da Normandia (06 de junho de 1944), sendo condecorado com a Distinta Cruz Voadora entre outras condecorações. Ele foi dispensado do Exército um ano atrás (1946). A sua mulher e duas crianças sobreviveram. Ele deixou Louisville ontem de manhã para Atlanta e estava na rota de Louisville no retorno do vôo de treinamento quando o acidente ocorreu. Autoridades em Fort Knox relataram que ele deixou Atlanta às 14h30. Reed Shoulders, chefe de policia, disse Bill Horn, o assistente, estava de guarda na noite passada custodiando os restos do avião. O aparelho era operado pela Guarda Nacional de Kentucky. (Muito obrigado ao pesquisador local Lee Trail e Lou Farish do UFO Newsclipping Service por fazer este artigo disponível para o UFO ROUNDUP).
DAYTON, Ohio – o único aviador que já chegara perto de um disco voador caiu e morreu antes que ele pudesse descrever o objeto, como relata o Dayton Journal-Herald hoje.
O jornal publicou uma nota bem longa do disco voador misterioso, baseando no que ele relata, em relatórios não publicados até agora juntados na Base Aérea de Wright-Patterson. A investigação da Força Aérea americana prova que os discos voadores “não são brincadeira”. “Nem são a causa do alarme da população”, diz o jornal.
O mais perto que um aviador conseguiu chegar de um disco misterioso foi no dia 07 de janeiro de 1948, quando um disco foi avistado sobre Fort Knox, Kentucky, como foi relatado no despacho. Quatro caças foram enviadas para interceptar os discos, mas somente o capitão Thomas F. Mantell foi capaz de chegar perto.
“Estou chegando perto para ter uma boa visão,” relata o jornal parafraseando o capitão quando enviava relatório via rádio. “Aparenta ser metálico e de imenso tamanho. Está subindo agora tão rápido quanto estou. Está a aproximadamente 563 km/h. Estou subindo atrás dele. Aos 6 mil metros de altura aproximadamente, se não chegar perto irei abandonar a perseguição”. O avião de Mantell caiu alguns minutos depois e ele estava morto.
O jornal diz que um relatório atualmente guardado na Base Aérea de Wright-Patterson relaciona 240 relatos locais e 30 relatos do exterior de investigações de disco voadores realizados. Desse total, 30 por cento parecem ser balões meteorológico e assemelhados e mais 30 por cento sãotalvez explicáveisde maneira convencional e 40 por cento ainda sem explicação.
A Força Aérea recentementerelatou que não há evidências que os discos foramalvejados por mísseis de algum outro país, mas por outro lado não é impossível queisso tenha acontecido. Mais tarde a ForçaAérea anunciou que não estava fazendo qualquer comentário sobre os discos.