A entidade ufológica brasileira que mais organiza eventos na área no país, o Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU), de Curitiba, anuncia a realização, no Carnaval de 2009, da terceira edição do Fórum Mundial de Ufologia. O primeiro encontro da série ocorreu em Brasília, em dezembro de 1997, sendo organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), com apoio da Legião da Boa Vontade. O segundo ocorreu em novembro de 2007, em Curitiba, já com a realização do NPU e o apoio do CBPDV e da Revista UFO. Para o terceiro evento, Rafael Cury, co-editor da UFO e presidente do NPU, pretende reunir cientistas, militares, autoridades e astronautas, ao lado de ufólogos de vários países, para debater o Fenômeno UFO em alto nível. Alguns cosmonautas russos já estão sendo contatados e confirmaram presença.
Em reunião do comitê para implantação do Instituto Carl Sagan (ICS), realizada durante o XII Diálogo com o Universo, em Botucatu, em 07 de setembro, foi aprovada a proposta apresentada pelo co-editor da Revista UFO Marco Antonio Petit, para alteração do nome da entidade para Instituto Galileo Galilei de Pesquisas sobre Vida Extraterrestre (IGG). Petit, que é diretor científico da nova instituição, argumentou que a atribuição do nome de Carl Sagan a ela desagradou muitos ufólogos, que entendem que o falecido cientista foi um crítico ferrenho da presença alienígena na Terra, defendida pelo IGG. A argumentação oposta, apresentada pelo editor da Revista UFO A. J. Gevaerd, de que a entidade lidará diretamente com a questão da vida extraterrestre, e não necessariamente com Ufologia, foi vencida e o novo nome passou a vigorar. O site do Instituto, ainda alusivo a Carl Sagan, será retirado do ar em breve e será substituído por um novo. A nova entidade, que pesquisará a presença alienígena na Terra em nível transdisciplinar, agregando tanto conhecimentos e conceitos ortodoxos quanto não ortodoxos, será lançada no dia 26 de outubro, durante o seminário especial Contagem Regressiva para o Contato, em Curitiba. A capital paranaense também foi cidade escolhida para a base do IGG. O lançamento se dará com a presença aberta ao público, renomados ufólogos e integrantes da Equipe UFO, além dos fundadores da entidade.
Durante a solenidade, será explicado seu funcionamento e passaremos a então a aceitar o ingresso de interessados em trabalhar as hipóteses defendidas no estatuto social da instituição. Já está funcionando na capital paranaense desde o começo de outubro, a parte editorial da Revista UFO. O editor A. J. Gevaerd montou em Curitiba uma sucursal da publicação, de onde as revistas são produzidas e algumas outras atividades são organizadas. A mudança se deu para que fosse possível a operacionalização do Instituto Galileo Galilei de Pesquisas sobre Vida Extraterrestre (IGG), que tem sede nesta cidade. Os demais setores da UFO permanecem em Campo Grande (MS), e os e-mails, fax, fones de contato continuam inalterados até o final de 2008, quando novas mudanças serão comunicadas e toda a estrutura da revista esteja definitivamente transferida para o Paraná.