A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) anunciou a descoberta de uma cratera recentemente formada e com sinais de gelo na superfície de Marte, que teria sido formada no hemisfério norte do planeta entre abril de 2004 e janeiro de 2010. As imagens foram feitas pela câmera HiRISE (Experimento de ciência de Imagem de Alta Resolução), a bordo da nave orbital Mars Reconnaissance Obiter (MRO).
A HiRISE tem o formato de um telescópio refletor de 50 cm de diâmetro, e é a maior câmera já enviada a outro planeta. A cratera localizada tem cerca de seis metros de diâmetro, situa-se a 44º de latitude norte e está próxima a uma outra, muito maior. A MRO conseguiu a imagem no último verão marciano, quando gelo nessa latitude do planeta vizinho não era esperado.
Os cientistas acreditam que o material azulado brilhante visível seja gelo exposto, devido ao impacto que formou a cratera. O material deve ser similar ao que a Phoenix encontrou ao pousar próximo ao pólo em 2008. A NASA tem adotado como filosofia seguir a água em Marte, pois sua presença é essencial à vida como conhecemos, cujas chances de existir no Planeta Vermelho aumentam a cada descoberta. Para mais imagens da câmera HiRISE da MRO, consulte o site da missão.