Depois de alguns adiamentos, foi lançado no último dia 11 o X-37B, avião espacial não tripulado da Força Aérea Norte-Americana [USAF], por um foguete Atlas 5 na Estação da Força Aérea Em Cabo Canaveral, Flórida. É a terceira missão do programa, intitulada OTV-3 [Veículo de Teste Orbital], e o segundo voo do primeiro exemplar do X-37B.
O mesmo veículo já havia estado em órbita por 224 dias, entre 22 de abril e 03 de dezembro de 2010. A USAF não revela detalhes das missões e nem da carga do VANT [Veículo Aéreo Não Tripulado], o que tem gerado inúmeras especulações a respeito. Alguns afirmam que testariam uma plataforma de armas orbitais, mas o reduzido tamanho do compartimento de carga do X-37B, aproximadamente o mesmo de uma picape, desmente essa especulação. A maioria dos especialistas afirma que se trata de pesquisa de novas técnicas de reconhecimento, experiências com novos materiais e técnicas e outras.
O X-37B mede 8,8 m de comprimento e 4,5 m de envergadura. Construído pela Boeing Government Space Systems, que descreve assim seu propósito: “Demonstrar uma plataforma de teste espacial confiável, reutilizável e não tripulada para a Força Aérea dos Estados Unidos. A missão anterior, a segunda do programa, pousou em 16 de junho último após 469 em órbita, e os veículos têm pousado em uma pista especialmente preparada na Base Vandenberg da USAF na Califórnia.
Saiba mais:
Livro: Dossiê Cometa