DESTAQUE

VANT utilizado por jornal confundido com UFO durante protesto

Por
25 de Junho de 2013
Drone utilizado pelo jornal Folha de São Paulo para cobrir os protestos que tomaram a capital
Créditos: Folha de São Paulo

Em meio aos protestos que tomaram conta de inúmeras cidades pelo Brasil, com a população saindo às ruas para exigir o término de anos de descaso nos serviços públicos nas três esferas governamentais, um vídeo obtido no dia 17 de junho em São Paulo chamou a atenção até mesmo no exterior. Durante uma manifestação no Largo da Batata, um pequeno objeto luminoso foi filmado pelas pessoas no local, e identificado por muitos como um UFO.

Na verdade trata-se de um drone ou Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), utilizado pelo jornal Folha de São Paulo para obter imagens aéreas da manifestação. Operado pela empresa GoCam, o veículo é um helicóptero com quatro rotores que pode pairar e fazer imagens em alta definição, controlado remotamente. Luis Neto, dono da empresa, afirma que é necessário cuidado na operação do equipamento e recomenda aos interessados fazer um curso de aeromodelismo: "É preciso ter bastante prática e prestar atenção a detalhes como a carga da bateria e peculiaridades do local".

De fato, a utilização de drones civis vem crescendo não somente entre veículos da imprensa mas também com usuários particulares. Isso tem levado as autoridades de muitos países a considerar a regulamentação no uso desses robôs, como alerta Eric Bergeric, diretor da Idrone.tv, que realiza filmagens aéreas com VANTs de fabricação própria: "Tem muita gente comprando drones hoje e que acaba fazendo coisas perigosas, como voar sobre pessoas. Imagina se um equipamento de 5 kg cai na cabeça de alguém. É um perigo". Em sites de compras online é possível encomendar modelos com preços entre R$ 400,00 e R$ 15.000,00.

O uso de drones tornou-se mais conhecido no meio militar e todas as nações mais desenvolvidas estão adquirindo ou fabricando esses robôs. Antes restritos a operações de reconhecimento, os VANTs têm sido alvo de polêmicas quando passaram a realizar missões de ataque, disparando armamentos de alta precisão. Apesar dos protestos contrários, é provável que seu uso continue a crescer, já que por não terem um piloto a bordo são mais econômicos para operar.

A Força Aérea Brasileira (FAB) já utiliza na Base Aérea de Santa Maria (RS) vários exemplares do Elbit Hermes 450, VANT israelense especializado em reconhecimento. E recentemente foi formada a Harpia Sistemas S.A., uma associação da Embraer, AEL Sistemas S.A. (subsidiária da Elbit), e Avibrás para a produção de VANTs, o primeiro dos quais deve ser o Falcão. E conforme temos seguidamente alertado, o aspecto incomum de muitas dessas aeronaves, além de suas características de voo, pode fazer com que sejam facilmente confundidas com UFOs. Deste modo, manter-se atualizado com relação aos mais recentes avanços aeronáuticos é dever de todo interessado na Ufologia.

Vídeo do drone da Folha gravado em manifestação

Filmagem dos protestos em 17 de junho

Filmagem dos protestos em 20 de junho

Site da Idrone.tv

Site da GoCam

Galeria com diversos modelos de VANTs

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: UFOs: Evidências Definitivas

crédito: Revista UFO
UFOs: Evidências Definitivas
UFOs: Evidências Definitivas

Conheça os 10 casos ufológicos mais importantes da história. Uma profunda investigação de ocorrências que mudaram a humanidade. Este documentário apresenta e analisa os 10 casos ufológicos mais importantes da Era Moderna dos Discos Voadores, indicados por estudiosos de todo o mundo e escolhidos de um total de 70 ocorrências sugeridas. UFOs: Evidências Definitivas vai além e apresenta também revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas.

Já está no ar a Edição 161 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2010

Eles estão de volta, e ainda mais desafiadores