Durante palestra na tarde desta quarta-feira (08), na Campus Party Brasil 2012, A. J. Gevaerd mostrou que o governo do Brasil já reconhece a existência de naves que podem estar sendo pilotadas por seres extraterrestres. Ele ainda comentou que vários documentos secretos estão sendo liberados oficialmente, o que prova a real ocorrência de diversos acontecimentos.
“É muito provável que nas próximas décadas nós estejamos fazendo o mesmo que estes seres fazem hoje”, disse o editor. Atualmente, o registro de UFOs já é reconhecido pelo Diário Oficial da União sob a portaria 551/GC3. De acordo com Gevaerd, isso foi visto como um acontecimento muito importante para o país.
O documento mais contundente sobre as aparições de objetos voadores foi o Dossiê UFO Brasil, em 2007. A partir de então, deu-se início a ações por parte da Força Aérea Brasileira com o intuito de registrar e oficializar as incidências de OVNIs. Hoje, todos podem ter acesso a cerca de 4,4 mil páginas arquivadas desde a década de 50 até 2010, cujas cópias estão em ufo.com.br/documentos.
Casos bem documentados
Dos acontecimentos mais ricos em detalhes, o jornalista deu ênfase a alguns deles. A Operação Prato ocorreu em setembro de 1977, no Amazonas. Em seus registros, é possível ter acesso a páginas com fotos, desenhos feitos por militares brasileiros e relatos feitos pelas comunidades que viviam nas áreas das aparições. Além disso, mais de 16 horas em vídeo também foram registradas oficialmente durante o ocorrido.
Mas a ocorrência que chamou mais atenção da população brasileira e mundial foi o Caso Varginha, em janeiro de 1996. No evento, entre cinco e sete criaturas foram capturadas por autoridades militares, sendo que pelo menos duas delas ainda estavam vivas. Um dos oficiais envolvidos faleceu em menos de três semanas após o incidente devido a uma infecção generalizada. No entanto, o caso ainda não é admitido pelo Exército Brasileiro.
Concluindo a conversa, o jornalista disse que a abertura ufológica brasileira ainda está incompleta, mas que já resultou em milhares de documentos liberados oficialmente. Ele completou dizendo que os avanços na Ufologia são cada vez maiores e mais aceitos, mas ainda há muito a ser feito para que os governos levem o assunto com a seriedade que merece.
Após a conferência de Gevaerd, foi a vez do pesquisador e coeditor da UFO Marco A. Petit palestrar no palco Astronomia & Espaço [Veja: Extraterrestres: estaríamos mais próximos de conhecê-los?]
Assista a conferência de Gevaerd na integra clicando aqui
Leia também:
Comando da Aeronáutica cumpre Portaria e desclassifica pastas ufológicas inéditas
Resposta do Ministério da Defesa ao segundo RIC da Câmara dos Deputados
Um passo gigantesco para a união do continente em Ufologia
Saiba mais: