NOTÍCIA

Projeto Blue Book tem seus arquivos liberados

Por Equipe UFO | 15 de Janeiro de 2015

Arquivos do Projeto Blue Book estão finalmente disponíveis online, mas restam muitos segredos ainda por revelar
Créditos: Arquivo Revista UFO

Projeto Blue Book tem seus arquivos liberados

O Projeto Blue Book (Livro Azul) foi o maior esforço mantido pela força Aérea dos Estados Unidos (USAF), a fim de estudar avistamentos de UFOs. Iniciado em 1952, foi o terceiro estudo do tipo realizado, após os projetos Sign, de 1947, e Grudge, de 1949. A ordem de encerrar as investigações veio em dezembro de 1969 e todas as atividades foram encerradas em janeiro de 1970.

O Blue Book possuía dois objetivos principais, sendo o primeiro determinar se os UFOs eram uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos, e o segundo analisar cientificamente relatos de avistamentos. O esforço investigativo da USAF iniciou-se em 1947, em seguida à onda de avistamentos marcada pelo caso de Kenneth Arnold, de 24 de junho de 1947. Ao longo dos anos, o Blue Book produziu 130.000 páginas de arquivos a respeito de 12.618 casos. Até hoje, 701 destes permanecem sendo descritos pelo governo norte-americano como inexplicáveis.

John Greenwald, que mantém o site Blackvault, listado abaixo, organizou os documentos recentemente liberados do Blue Book, disponibilizados no site dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos (link abaixo), no formato PDF. Ele afirma: "O Projeto Blue Book tem um lugar especial na história da Ufologia. Ele durou vinte anos e investigou milhares de casos. Claro que muitos destes foram considerados explicáveis, mas diversos deles ainda permanecem como um mistério".

MATERIAL DE PESQUISA DE PARTE DA HISTÓRIA DA UFOLOGIA

crédito: Arquivo Revista UFO
J. Allen Hynek, que deixou o Projeto Blue Book por discordar da política de acobertamento
J. Allen Hynek, que deixou o Projeto Blue Book por discordar da política de acobertamento

Por muitos anos os arquivos do Projeto Blue Book foram armazenados em microfilme, porém com a era da internet e a liberação dos documentos online pesquisadores ao redor do mundo poderão analisar os resultados da maior investigação ufológica oficial sobre UFOs já realizada nos Estados Unidos. Vale lembrar, ainda, que o grande pioneiro da Ufologia Mundial, o astrofísico J. Allen Hynek, trabalhou para o Blue Book por muitos anos, antes de desligar-se ao constatar o esforço para acobertar os casos mais significativos. Mesmo que, dos 12.618 casos, a USAF alegue que somente 701 permaneçam inexplicados, ainda assim esse material é sem dúvida uma valiosa fonte de pesquisas.

Consulte os documentos nos Arquivos Nacionais dos EUA

Veja os documentos do Blue Book no site Black Vault

O grupo Nicap, fundado por J. Allen Hynek, tem um extenso documento sobre os projetos Grudge e Blue Book

Confira um artigo no site The History Channel sobre o Projeto Blue Book

Ex-diretor do Projeto Blue Book diz que UFOs são reais

CIA afirma que UFOs nos anos 50 eram aviões espiões

Nova polêmica envolvendo os documentos Majestic 12

Documento da NSA revela interesse de agências de Inteligência nos UFOs

Arquivos do FBI demonstram modo de atuação de céticos

Governo Brasileiro libera um dos mais importantes documentos secretos sobre UFOs até agora

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

crédito: Revista UFO
UFOs: Arquivo Confidencial
UFOs: Arquivo Confidencial

Saiba o que há por trás da política de acobertamento do Fenômeno UFO mantida por nossas autoridades. UFOs: Arquivo Confidencial - Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. O livro apresenta detalhes até então desconhecidos de como nossos militares conduziram investigações secretas de incidentes com naves alienígenas no país.

DVD: Pacote DVDs UFOZ 2013

Compartilhe essa notícia:

Saiba mais sobre este assunto na edição 219 da revista

Comentários