Na noite de sábado, 22 de setembro, um objeto não identificado aparentemente em queda foi visto nos céus de diversas cidades do litoral de Alagoas e Pernambuco. O estranho fenômeno foi divulgado e intensamente debatido em redes sociais, causando apreensão em algumas pessoas, que já lançam as mais diversas teorias para explicá-lo.
Em sites como o Climatempo as testemunhas também repercutiram o fato. Suzilene Clemente, por exemplo, avistou o objeto as 20h00 na praia de Peroba, Algoas, próxima a divisa com Pernambuco: “Foi observado uma bola brilhante semelhante a uma estrela cadente na direção norte /sul, desaparecendo rapidamente. Seguiu-se um forte estrondo! Estava ao celular com uma amiga em Pernambuco que presenciou o fato no mesmo instante, no município de Catende”
Outros moradores dos dois estados imediatamente começaram a descrever o mesmo fenômeno, uma bola de fogo cruzando os céus rumo ao oceano, e que com seu clarão iluminava tudo ao redor, incluindo até construções das cidades. Muitas testemunhas descreveram um estrondo quando supostamente o objeto caiu no mar. Carlos Eduardo Amaral comentou em uma rede social: “É verdade. Eu vi o clarão no céu aqui em Boa Viagem. E não foi discreto não: foi um clarão mesmo, de chamar a atenção”.
Mais uma testemunha, Heverlane Carlos, descreveu como o suposto UFO foi visto nas cidades de Japaratinga, Porto Calvo, Maragogi e Matriz do Camaragibe, ao redor das 19h38. Descreve um clarão muito forte e um estrondo após o objeto desaparecer no ponto mais baixo de sua trajetória. O fenômeno igualmente foi descrito por moradores de Marechal Deodoro, Maceió e Boca da Mata.
Também no Recife o objeto foi visto por um grupo de amigos, reunidos no Marco Zero por volta das 20h00 do sábado. Descreveram-no como semelhante a uma estrela cadente, muito brilhante e deixando um rastro, seguindo em direção ao sul para Alagoas. Em Maragogi testemunhas se disseram assustadas com a bola de fogo, dizendo que caiu no mar com um estrondo. Pescadores no domingo afirmaram que ficariam atentos na tentativa de localizar vestígios do objeto.
Consultado, o astrônomo Antônio Carlos Miranda disse não acreditar que se trate de um asteróide, pois há várias agências monitorando os céus e nenhuma deu o alarme da aproximação de um desses corpos. Entre as possíveis explicações, mencionou uma ilusão causada por nuvens: “Há algumas muito finas que não podem ser vistas. Quando se posicionam na frente de algum astro que esteja brilhando, podem refletir a luz”.
Outros especialistas consultados mencionaram a possibilidade de ser a reentrada na atmosfera de um artefato espacial tal como um satélite, cujo aspecto seria muito similar ao descrito pelas testemunhas. Muitos deles concordaram que a hipótese de um meteoro é a que melhor explica o que foi visto nos dois estados. Uma foto circula pelas redes sociais como sendo a do fenômeno, mas alguns apontam sua semelhança com um caso autêntico de meteoro que caiu no México em maio. O caso ainda segue em investigação.
Saiba mais:
Livro: OSNIs: Objetos Submarinos Não Identificados
DVD: O Enigma das Sondas – Observadores ou espiões cósmicos?