Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: No 16º aniversário das Luzes de Phoenix, mistério permanece
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > No 16º aniversário das Luzes de Phoenix, mistério permanece
notícias

No 16º aniversário das Luzes de Phoenix, mistério permanece

Ultima atualização: 18 de março de 2013 13:19
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

b228b197cd9ba88471dc7a31212f629a1527257365

O caso das Luzes de Phoenix, ainda sob investigação
Créditos: Arquivo

Em 13 de março de 1997 ocorreu o caso que ficou mundialmente conhecido como as Luzes de Phoenix. Nos dias que se seguiram, a imprensa norte-americana discutiu incessantemente o evento e muitos vídeos gravados pelas testemunhas foram exibidos. Autoridades se envolveram e de tempos em tempos surgiram novidades a respeito desse que é um dos casos mais importantes da Ufologia mundial.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

De acordo com Richard Motzer, investigador de campo da MUFON para o Estado do Arizona, informes a respeito de uma formação de luzes se movendo em direção a cidade de Prescott começaram a chegar por volta das 20h00. Segundo testemunhas, o formato variava entre um V e um triângulo. Mas elas não viam luzes, apenas uma imensa forma em V que bloqueava a luminosidade das estrelas. O caso imediatamente tornou-se conhecido ao ser noticiado no programa de rádio Coast to Coast, de Art Bell.

Ante informações de que inúmeras testemunhas obtiveram gravações do fenômeno, Richard Motzer passou a procurá-las. A maioria absoluta dos vídeos havia sido feita na área próxima a cidade de Phoenix, exibindo uma formação de luzes que aparentemente estavam sobre a cadeia de montanhas denominada Estrella. O que Motzer destaca é o fato de que o número de pessoas que observaram as luzes sobre as montanhas, a partir de Phoenix, é inferior ao daquelas que testemunharam a enorme formação em V, que estavam mais no interior, fora da região urbana.

Motzer afirma que muitas destas testemunhas estavam entre 08h00 e 08h30 olhando para o céu, a fim de observar a passagem do cometa Hale-Bopp, pois era considerado o melhor horário para isso. Entretanto, as redes de televisão já exploravam à exaustão os vídeos mostrando as luzes sobre Estrella. A confusão começou quando foram associados à formação em V. É muito importante frisar que os avistamentos a partir da cidade de Phoenix foram todos ao redor de 10h00, bem depois das observações da formação em V. E, na maioria dos vídeos obtidos em Phoenix, o número de luzes variava.

Assunto relacionado:  A importante presença dos ufólogos argentinos em Foz do Iguaçu

O pesquisador da Mufon descobriu que muitas pessoas viam essas luzes sobre as montanhas há meses. Ao mesmo tempo sabia-se que naquela direção fica o Campo de Tiro de Gila Bend e nos dias que se seguiram ao incidente a Guarda Nacional afirmou que no dia 13 de março de 1997 realizou treinamentos com flares, dispositivos pirotécnicos lançados de aviões, e que, descendo com paraquedas, eles podem iluminar boas porções do solo. De fato, algumas testemunhas descreveram precisamente esse efeito.

Motzer destaca que o comportamento das luzes em quase todos os vídeos é consistente com o de flares e os militares confirmaram que costumavam ser lançados precisamente no horário das filmagens. Algumas destas, obtidas com maior proximidade, até exibem a fumaça que sai desses sinalizadores. A luz que emitem é tão intensa que podem ser vistos até a 80 km de distância. Quando ocorre a ignição dos flares, o ar é aquecido e sobe, ficando sob os paraquedas e retardando sua descida. Quando o calor diminui, o dispositivo começa a descer mais rápido e sua velocidade horizontal depende dos ventos, exibindo então um comportamento que é consistente com os vídeos.

crédito: Arquivo

O objeto em V: nada em comum com a maioria dos vídeos

O objeto em V: nada em comum com a maioria dos vídeos

Em um caso tão rumoroso, não poderia faltar o que se pode descrever como tentativas de desinformação ou acobertamento. A Base da Força Aérea Norte-Americana de Luke divulgou nada menos de quatro explicações para o evento: a esquadrilha dos Blue Angels (o esquadrão de demonstração da Marinha norte-americana), chegando da Base de Nellis em Nevada; um esquadrão de aviões de ataque A-10 em missão de treinamento noturna, regressando a Tucson; nada que pertencesse a seus quadros; e um avião privado voando em um corredor de tráfego aéreo restrito, puxando uma formação de luzes. Conforme Motzer destaca, a Guarda Nacional manteve a versão dos flares, mas a Base de Luke apresentou quatro histórias.

Assunto relacionado:  Pilotos tiveram estranhos encontros com UFOs na América Latina

O próprio governador do Arizona na época, Fife Symington, primeiro foi acusado de tentar acobertar o evento, organizando uma brincadeira em uma entrevista coletiva, quando alegou haver prendido o responsável pela confusão. A seguir, entrou uma pessoa com uma fantasia de alienígena, que logo foi revelada como um de seus assessores. Contudo, uma década depois Symington comunicou que ele também, desde sua casa no subúrbio da cidade, havia visto a imensa formação em V que obscurecia as estrelas. A representante municipal na época, Frances E. Barwood, realizou uma verdadeira cruzada a fim de desvendar o caso e cobrar explicações, contudo seus esforços foram tolhidos por pressões e até ameaças que relata haver sofrido.

crédito: Revista UFO

Capa do DVD As Luzes de Phoenix, código DVD-025

Capa do DVD As Luzes de Phoenix, código DVD-025

Seja como for, o caso das Luzes de Phoenix tornou-se famoso justamente devido às filmagens dos flares, como rapidamente os identificou até mesmo o físico ótico e especialista Bruce Maccabee. Quanto ao verdadeiro mistério, a identidade do misterioso e imenso objeto com a forma de V que passou lentamente por residências nos arredores da ciade, a investigação continua.

O programa de Art Bell discutiu as Luzes de Phoenix

Um dos documentários mostrando o objeto triangular ou em V

O ex-governador Fife Symington descreve sua experiência

Alegado vídeo do objeto em forma de V

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

DVD: As Luzes de Phoenix

TÓPICO(S):Edição 197
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias
contacto ft 768x432 1
Novo protocolo de contato do SETI proíbe resposta a mensagens extraterrestres
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Notíciasnotícias

Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
Notíciasnotícias

A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
13 minutos de leitura
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
3IATLAS NASA 2048x1179 1
Notíciasnotícias

As últimas imagens da NASA do 3I/ATLAS em um sobrevoo recente em Marte surpreenderam as mídias sociais: veja por que ele parece tão estranho

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up