As descobertas de exoplanetas continuam se sucedendo e mais uma vez a NASA faz um de seus conhecidos anúncios, ainda baseados nos achados do telescópio espacial Kepler. Mesmo com os problemas técnicos que colocaram fim à sua missão original em maio de 2013, a colossal quantidade de informações recolhidas pelo instrumento levarão a muitos novos anúncios nos próximos anos.
Lançado em março de 2009, o Kepler manteve sob vigilância um pequeno setor da Via Láctea, entre as constelações Cygnus, Lyra e Draco. O telescópio manteve uma observação contínua sobre mais de 150.000 estrelas, e com o anúncio do último 26 de fevereiro, o total de mundos candidatos descobertos somente por esse instrumento já passa de 3.600. No anúncio os cientistas da agência revelaram a descoberta de mais 715 exoplanetas, elevando o total de mundos alienígenas conhecidos para um número entre 1.500 a 1.800, dependendo do catálogo pesquisado.
Cerca de 94 por cento dos novos planetas são menores que Netuno, reforçando as teorias apontando que mundos menores e rochosos, como a Terra, se contam às centenas de bilhões somente na Via Láctea. Boa parte dos 715 mundos anunciados orbita muito próximo de seus sóis, tornando-os quentes demais para suportar vida. Porém, quatro destes têm um tamanho menor que 2,5 vezes o da Terra e se situam na região habitável de suas estrelas. Como sabido, é a distância do sol a seu planeta que permite, na superfície deste, a existência de água líquida essencial à vida como conhecemos.
KEPLER PODE GANHAR NOVA MISSÃO
Uma informação surpreendente é que esses 715 mundos foram localizados por análises nos primeiros dois anos de operação do Kepler, ou seja, nos próximos anos vários outros anúncios similares poderão ser feitos, devido à imensa quantidade de informações coletadas nas observações do telescópio. Esses exoplanetas residem todos em sistemas multiplanetários, distribuídos por 305 estrelas, novamente confirmando que sistemas solares como o nosso são comuns na galáxia. Até o momento, os números dos diversos catálogos exoplanetários são:
Extrassolar Encyclopaedia: 1.790
Exoplanets Catalog: 1.790
NASA Exoplanet Archive: 1.749
Exoplanet Orbit Database: 1.490
Open Exoplanet Catalog: 1.714.
Os cientistas da missão Kepler agora pretendem utilizar o telescópio na missão chamada de K2. A caça a planetas original não é mais possível, pois dois dos quatro giroscópios do instrumento falharam, e são necessários 3 para este ser apontado precisamente. Os cientistas apresentaram a proposta de estabilizá-lo utilizando a pressão da radiação solar, o que seria suficiente para manter dois períodos de observação a cada órbita solar do Kepler. Espera-se uma decisão final por parte da NASA por volta de julho próximo.
Infográfico sobre o funcionamento do Kepler
Infográfico sobre a descoberta de 715 novos mundos
Exoplanetas mais parecidos com a Terra são encontrados
NASA anuncia fim da missão de caça a planetas do Kepler
Saiba mais:
Livro: Dossiê Cometa
O Dossiê Cometa é o relatório da entidade homônima francesa – o Comitê Cometa – que analisou as evidências mais marcantes da atuação de ETs em nosso planeta, através de avistamentos e aterrissagens de UFOs que se prolongam há milênios e dos contatos com seus tripulantes. O documento foi entregue ao primeiro ministro francês e a outras autoridades mundiais, com uma séria advertência: devemos estar preparados para grandes transformações em nossa cultura, ciência e religião, pois em pouco tempo os UFOs causarão grande impacto em nossas vidas.