Trata-se de uma série de aparições registradas durante o entardecer e noites dos dias 09, 10 e 11 de abril, sobre as quais estávamos aguardando um possível desfecho ou explicação, mas que até o momento pesquisadores, autoridades e profissionais não conseguiram fornecer solução convencional. Diversos UFOs e verdadeiras “frotas” de objetos voadores não identificados sobrevoaram neste período, insistentemente, a cidade de São Petersburgo, na Rússia, produzindo uma quantidade extrema de relatos naquela região, dezenas de vídeos foram realizados por moradores locais e divulgados na rede – dentre os quais alguns com objetos menores entrando e saindo das grandes formações, aproximando-se inclusive dos prédios.
Os meios de comunicação deram cobertura a essas ocorrências – como, por exemplo, o LifeNews, Moscow Time, Baltinfo etc – e alguns militares russos asseguraram, inicialmente, que se tratavam de bengalas de flares para exercícios militares (do tipo sinalizadores), com participação de aviões do tipo MIG. No entanto, os avistamentos continuaram surpreendendo a população e a explicação caiu em descrédito, pois as testemunhas afirmam não haver registro algum de aviões e seus característicos ruídos na região, ou similares.
São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, com aproximadamente cinco milhões de habitantes. Algumas das aparições foram registradas em cidades que distam 100 km ou mais da metrópole, aumentando ainda mais a amplitude de testemunhas por toda região. O caso está sendo investigado por ufólogos do país e aguardamos mais dados, porém a informação é de que milhares de pessoas presenciaram o espetáculo nos céus durante aqueles dias.
Algo deste porte seria, se confirmado, somente comparável em magnitude e alcance com as famosas Luzes de Phoenix, em 1997 [Veja Algumas das mais fortes evidências ufológicas sob atenção mundial].
Alguns dos vídeos (outras dezenas podem ser acessados clicando-se aqui): Abaixo, a investigação em andamento exibida no programa Tercer Milénio, de Jaime Maussán:
Leia também:
UFO avistado no início de abril por estudantes no Ceará
Luzes não identificadas aparecem em Dom Inocêncio, no Piauí
Vídeo gravado no sábado em Tramandaí instiga pesquisadores
Agricultor garante que criatura alada atacou e matou 35 ovelhas
Mulher teria registrado objeto não identificado no céu de SC