Foi adiado para o mês de novembro o lançamento do avião espacial não tripulado X-37B da Força Aérea Norte-Americana. Originalmente a missão estava programada para 25 de outubro, a cargo de um foguete Atlas 5, mas a decolagem agora está prevista para 13 de novembro, no Complexo de Lançamento 41 do Cabo Canaveral, na Flórida.
O adiamento se deve a uma falha no lançamento de outro foguete, um Delta 4, em 05 de outubro. Entretanto, nesta oportunidade o problema não impediu a colocação bem sucedida em órbita de um satélite GPS 2F-3. O estágio superior do Delta exibiu pressão incorreta em um dos foguetes RL 10, mas os sistemas de controle de voo compensaram a falha. Mesmo o Atlas 5 utiliza um modelo diferente do motor RL-10, produzido pela Pratt & Whitney Rocketdune, a USAF achou por bem adiar a missão do X-37B até que esteja assegurado o bom funcionamento do motor.
O X-37B é um veículo espacial não tripulado, com perfil de missão muito similar aos aposentados ônibus espaciais, decolando na ponta de um foguete e retornando à Terra pousando como um avião. Suas missões são designadas OTV [Veículo de Teste Orbital], e a missão que decolará em novembro será a OTV-3. Será também a primeira vez em que um exemplar do X-37B fará um segundo voo ao espaço, pois o veículo já realizou uma missão de 225 dias em 2010, a OTV-1.
Uma segunda unidade do X-37B completou a missão OTV-2 que esteve em órbita por 469 dias, pousando na Base Vandenberg da USAF em 16 de junho deste ano. Os dois veículos, produzidos pela Boeing Government Space Systems, medem 8,8 m de comprimento por 4,5 de envergadura. Possuem um porão de carga com o tamanho aproximado de uma picape, mas não existe qualquer informação a respeito do conteúdo levado. A Força Aérea Norte-Americana não revela detalhes sobre os objetivos das missões, sensores carregados ou mesmo se o X-37B leva armamentos.
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