Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Apresentada comissão oficial para estudo do Fenômeno UFO na Argentina
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Apresentada comissão oficial para estudo do Fenômeno UFO na Argentina
notícias

Apresentada comissão oficial para estudo do Fenômeno UFO na Argentina

Especialistas de diferentes áreas a integram e nasceu devido ao aumento de avistamentos no país

Ultima atualização: 27 de maio de 2011 18:34
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

b57ad053ad47ef0561e230235122ba431527599101

União entre civis e militares na pesquisa dos UFOs
Créditos: Wolfganginvestigation

Como tínhamos antecipado há algum tempo [Veja A Aeronáutica argentina em contato com o Fenômeno UFO e Força Aérea Argentina confirma oficialmente casos envolvendo UFOs nos céus do país], nesta quinta-feira (26) ao meio dia foi apresentada oficialmente a Comissão de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (CIFA), que será integrada por pessoal civil e militares da Força Aérea Argentina (FAA). Funciona num escritório do Edifício Cóndor, sede atual da FAA, e nos próximos dias já começará a receber denúncias – através da página oficial da Força Aérea – sobre avistamentos e trabalhar com os casos mais representativos dos últimos tempos.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Depende da Secretaria Maior Geral da Força Armada Argentina e está formada por técnicos do Serviço Meteorológico Nacional, engenheiros, pilotos da Administração Nacional de Aviação Civil, técnicos em radar e em posicionamento de satélites, especialistas em informática e geólogos. A cerimônia de inauguração foi presidida pelo capitão Mariano Mohaupt, assessor de imprensa da FAA, ato do qual participou também o secretário geral, brigadeiro Ernesto Omar París, comentando que “esta comissão vai realizar um estudo científico dos fenômenos aeroespaciais. Com esta conquista alcançamos uma importante meta para nossa instituição”.

Desde suas origens, a FAA foi fortalecida com a colaboração de civis especialistas em aeronáutica. “Da mesma forma, hoje procura se nutrir de integrantes da sociedade que possam auxiliar com a sua experiência no estudo de acontecimentos que requerem um maior grau de certeza”, indicou Mohaupt. Em sua maioria, tratam-se de pesquisadores que há vários anos desempenham suas funções dentro da Ufologia.

Assunto relacionado:  ISS e Endeavour podem ser vistos a olho nu nos próximos dias

Entre eles, Alberto Brunetti, do Grupo Investigador de Fenômenos Aeroespaciais Desconhecidos (GIFAD), Carlos Alberto Iurchuk [Consultor da Revista UFO], analista de sistemas e investigador independente de fenômenos siderais e Carlos Fergusson, coordenador da Rede Argentina de Ovniologia (RAO). Além deles, vai colaborar Andrea Simondini [Correspondente internacional da Revista UFO] da Comissão de Estudo do Fenômeno OVNI da República Argentina (CEFORA) e Visión OVNI.

Um dos motivos que impulsionou a criação deste novo órgão foi “o aumento de avistamentos por parte das pessoas. Mas a intenção não é provar a existência de vida em outros planetas e, sim, abordar sob a perspectiva científica aqueles fenômenos desconhecidos e chegar à verdade. Porque, definitivamente, é nosso objeto de estudo”, assinalou Mohaupt. Na equipe também está Marcelo Módica, da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE) e especialista em informação de origem satelital. Ele será o encarregado de examinar o terreno e analisar as imagens recebidas.

Sobre os possíveis benefícios desta integração entre cidadãos e pessoal militar, Fergusson opinou que “avançaremos muito nos meios e na metodologia. É importante chegar até o local dos fatos e contar com a ajuda científica. Haverá, além disso, um sistema de pesquisa junto a testemunhas, que será de grande utilidade”. E se a tecnologia ajuda esses rastreadores de anomalias, sempre é necessário algo mais. “É verdade que a Internet nos tornou independentes. Porque se você vai a qualquer observatório pedir uma carta celeste, ela é negada. A astronomia, salvo a dos anos 50, é muito fechada a este assunto”, disse Brunetti. A explicação para esta desconfiança é que “eles olham o céu o tempo todo, mas o fazem através de um telescópio, algo que vai além da atmosfera. Ou seja, pode ser que passe um UFO na frente deles e não o vejam”.

Entre os procedimentos que serão levados adiante, o primeiro é descartar o que não se trate de movimentos no céu. “Não se pode criar falsas expectativas nas pessoas, para isso contamos com um órgão decisório que trabalhará com certezas e descartará as suposições”, explicou Andrea Simondini. “O primeiro passo é identificar e excluir satélites, lixo espacial, balões ou cápsulas meteorológicas, foguetes e meteoros. Inclusive a Estação Espacial Internacional (ISS) pode confundir”, explicou Iurchuk. Nota da Redação UFO: Em mensagem aos ufólogos e amigos, Andrea disse que recebeu com satisfação a convocação da Comissão da Força Aérea Argentina, mas fez questão de explicar: “Permito-me um esclarecimento fundamental. Eu não sou parte dela, somente uma consultora para questões particulares e, nessa situação, posso seguir trabalhando na solicitação da desclassificação dos arquivos ufológicos argentinos”.

“Tenho uma suprema emoção por ver que este fato, do qual muitos desacreditavam – e desacreditam -, é um passo fundamental ao reconhecimento de tantos pesquisadores decanos que nos antecederam com seus trabalhos, quando o Fenômeno UFO era objeto de deboche e os elementos com os quais contamos hoje, naqueles tempos não se tinha nenhum acesso”, discorreu.

Assunto relacionado:  Robert M. Stanley: \'Estamos lidando com ETs metamorfos\'

Em outro trecho: “Sinto muito orgulho, porque convivi muito de perto com essas gerações, em companhia de minha mãe Silvia Simondini [Consultora da Revista UFO] e pela admiração da velha escola de pesquisadores – sem mencionar para não ser injusta com ninguém -, minha geração se formou e seguiu sobre seus passos. A todos eles, quero deixar minha sensação de alegria. Agora é questão de dia-a-dia e passo-a-passo. O futuro sempre é incerto, a diferença se faz ao seguirmos adiante.”

Leia entrevista concedida pelas Simondini para Revista UFO, em sua edição 165.

TÓPICO(S):Edição 177
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

vietna
UFOs na Guerra do Vietnã: O Enigma Aéreo em Meio ao Conflito
Notícias
IMG 20251114 WA0004
UFO CAI EM COLINA NO CHILE: O QUE SE SABE ATÉ AGORA
Notícias
Backchannel Vallee 1131 FINAL
Jacques Vallée: O Cientista que Desafiou a Ufologia e Transformou o Mistério em Ciência
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up