Uma nave da NASA que devia se acoplar a um satélite fora de uso se chocou contra seu objetivo devido a um problema de navegação, revelou a agência espacial norte-americana. O comunicado da NASA explica que a nave Demonstração de Tecnologia de Encontro Autônomo (DART) não completou a missão e bateu no satélite em 15 de abril de 2006.
A nave estava executando todas as tarefas até o ponto em que o pessoal de controle na Terra detectou “anomalias em seu sistema de navegação”, disse a NASA. Durante as operações de aproximação a nave começou a utilizar mais combustível que o previsto. Aproximadamente 11 horas após o início da missão, ela esgotou o combustível e começou uma série de manobras para se afastar. Mas “tocou no satélite e o levou a uma órbita cerca de dois quilômetros mais alta”. “A percepção imprecisa da distância e da velocidade impediu a DART de uma ação efetiva para impedir a colisão”, afirmou a NASA num resumo da investigação sobre o incidente.
O satélite de 800 quilos não foi danificado. Assim, como a DART, ele está numa órbita baixa, que não representa perigo para outras naves, garantiu a NASA. Um dos objetivos da DART era testar a possibilidade de naves robóticas para executar tarefas que hoje dependem de astronautas.