Um vídeo começou a circular após sua publicação no You Tube em 11 de setembro, exibindo o que se alega ser um UFO próximo da ISS (Estação Espacial Internacional). As imagens, obtidas a bordo da estação, mostram a Terra e o que parecem ser luzes ao fundo. Segundo as alegações, o suposto UFO seria uma nave-mãe de formato alongado, com várias luzes dispostas ao longo de sua fuselagem e liberando uma série de orbs no espaço.
Entretanto, o vídeo foi analisado por Marc D´Antonio, ufólogo da MUFON (Rede Mútua de UFOs), que já fez o mesmo trabalho em diversas outras filmagens de alegados UFOs no espaço. E de acordo com D´Antonio, o objeto visto no vídeo não passa de reflexos nas janelas da própria Estação Espacial.
Explica o ufólogo: “Basicamente, quando você observa qualquer objeto, se existe uma janela entre você e o suposto UFO, a janela sempre é suspeita. Seu primeiro movimendo deve ser no sentido de tentar eliminar o que é um reflexo”. D´Antonio aponta para o fato de a Terra ao fundo da imagem estar em foco, ao passo que o suposto UFO está desfocado, uma indicação clara de que se encontra muito próximo da câmera de filmagem.
D´Antonio observa ainda que um objeto próximo da ISS deveria disparar os alarmes de proximidade, já que a Estação tem seu trajeto continuamente monitorado, tendo já ocorrido em diversas ocasiões alarmes devido a proximidade do complexo com objetos e lixo espacial em órbita. E finalmente, qualquer câmera colocada atrás de uma janela costuma captar reflexos que produzem efeitos tais como mostrados no filme.
D´Antonio frisa que defende as evidências de visitas extraterrestres à Terra, mas que em sua pesquisa sempre procura separar fatos autênticos dos enganos e fraudes. Afirma ser importante fornecer as explicações convencionais para fatos como essa filmagem, e deixar que os ETs produzam fatos reais para que os ufólogos os pesquisem.