Na semana em que se completaram 37 anos de seu lançamento, a NASA divulgou imagens e um filme feitos graças a fotografias obtidas pela nave Voyager 2. Lançada em 20 de agosto de 1977, antes de sua irmã Voyager 1 que decolou em 05 de setembro de 1977, ela visitou os quatro grandes planetas gasosos, Júpiter em 1979, Saturno em 1981, Urano em 1986 e Netuno em 1989.
Nos anos 60 o engenheiro aeroespacial Gary Flandro concebeu o Grand Tour, ou a Grande Expedição, após descobrir que a gravidade de um planeta poderia impulsionar uma nave ao mundo seguinte. Esse conceito foi incorporado à missão das sondas lançadas em 1977, e coube à Voyager 2, em uma trajetória mais lenta que sua irmã que recentemente saiu do Sistema Solar, completar o Grand Tour. Em 1989 ela mostrou detalhes inéditos de Netuno e suas luas, descobrindo intensos processos geológicos em Tritão, tais como gêiseres que liberam um material escuro a centenas de quilômetros de altitude. O fato de isso acontecer tão longe do Sol foi surpreendente.
Agora o cientista Paul Schenk, do Instituto Lunar e Planetário em Houston, produziu o mapa e o vídeo restaurando as fotos de Tritão obtidas pela Voyager 2 em 25 de agosto de 1989, em sua passagem pelo sistema de Netuno. Podem ser observados detalhes de até 600 metros na superfície da lua. O estudo de Tritão pode vir a auxiliar a pesquisa de outro mundo, Plutão, e coincidentemente no próximo dia 25 de agosto a nave New Horizons irá cruzar a órbita de Netuno, a caminho de seu encontro com o planeta anão daqui um ano. Os cientistas especulam que alguns elementos observados pela Voyager 2 em Tritão podem ser semelhantes aos que a New Horizons irá encontrar em Plutão.
Confira o vídeo reproduzindo a passagem da Voyager 2 por Tritão:
Site da Missão Voyager da NASA
Saiba mais sobre o Disco de Ouro das Voyager
Voyager 1, nossa primeira nave estelar
Nave Voyager 1 saiu do Sistema Solar
Nave da NASA conseguiu amostras de poeira interestelar
Saiba mais:
Livro: Dossiê Cometa
DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.