Se você não é uma das sete pessoas escolhidas para embarcar no ônibus espacial na próxima semana, não se aborreça: a Nasa [Agência Espacial Norte-Americana] inaugurou um simulador de lançamento para o restante dos mortais. Não serão necessários anos de treinamento e sua viagem espacial vai ocupar uns 30 minutos do seu tempo, dependendo do comprimento das filas. É claro, você não irá realmente a lugar nenhum. Mas por alguns minutos, enquanto você cai em sua poltrona e deixa os efeitos especiais da viagem de foguete simulada assumirem, é fácil acreditar que se está no espaço.
Esse é o apelo da Shuttle Launch Experience [Experiência de Lançamento de Nave], uma atração de 60 milhões de dólares que abriu no final de semana passado no Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Com ajuda de 27 astronautas, a equipe de projetistas da BRC Imagination Arts of Burbank, da Califórnia, passou anos construindo uma experiência que chegaria o mais perto possível do real lançamento de um ônibus espacial. O chefe da BRC, Bob Rogers, diz que a experiência é mais do que uma viagem. Antes de as pessoas colocarem os cintos, elas assistem a um vídeo com uma aula sobre a tecnologia dos ônibus espaciais, dada pelo veterano astronauta Charlie Bolden. É uma boa visão geral do programa, embora a iminente aposentadoria do ônibus espacial torne os detalhes um pouco irrelevantes.
Os ônibus espaciais sairão de circulação em 2010 porque não conseguiram cumprir seu objetivo original de mandar pessoas e cargas para a órbita terrestre com segurança, baixo custo e com freqüência. Não há melhor lembrança disso do que o fato de que, depois de 25 anos de vôos, civis ainda estão relegados a vôos com simuladores, por mais realista que possa parecer. De toda forma, o Shuttle Launch Experience é uma boa atração, com efeitos especiais, de som e vibrações suficientes para soltar a imaginação. O ingresso para o Complexo de Visitantes do Kennedy Center custa 40 dólares por adulto e já inclui um passeio no simulador.