Para ter uma noção de sua escala, os cientistas estimaram que o objeto, nomeado 2011 AG5, tem cerca de 500m por 150m, aproximadamente, comparável ao do marco mundialmente famoso que se eleva mais de 100 andares acima de Nova Iorque. O suposto asteroide, que recentemente passou pela Terra, chamou a atenção dos astrônomos da NASA por sua bizarra forma longa.
O objeto espacial tem mais de três vezes o comprimento do que a largura, é escuro como carvão, parece ser escavado de um lado e gira a cada nove horas. Lance Benner, cientista principal do JPL, disse em um comunicado: “Dos 1.040 objetos próximos da Terra observados pelo radar planetário até o momento, este é um dos mais alongados que já vimos.”
O estranho objeto espacial nos lembra o infame Oumuamua, que foi o primeiro objeto interestelar detectado pelo telescópio Pan-STARRS, no Haleakalā Observatory, Havaí, em 19 de outubro de 2017, passando pelo sistema solar. Avi Loeb, então diretor do departamento de astronomia de Harvard, acredita que o Oumuamua poderia ser uma espaçonave alienígena devido às suas propriedades peculiares.
Assista acima à um vídeo explicativo sobre o objeto recém detectado, ativando legendas.
Fonte: The Cosmos News
Oumuamua é o primeiro objeto interestelar conhecido a entrar em nosso sistema solar e possui características incomuns, como uma forma alongada e uma velocidade surpreendentemente alta. De acordo com Loeb, essas características sugerem que o objeto não era um cometa ou um asteroide, mas sim uma nave artificial enviada de uma civilização alienígena distante.
Além disso, a trajetória de Oumuamua não foi afetada pela gravidade do Sol. Por enquanto, o 2011 AG5 está em observação, para que sejam verificadas outras características que o assemelhem (ou não) ao Oumuamua. Agora, se se trata de apenas outro objeto interestelar ou (novamente?) uma nave alienígena, só o tempo dirá.