Recentemente, surgiram imagens de dois UFOs separados fotografados pelo rover Perseverance nos céus de Marte. De acordo com a NASA, as fotos são provavelmente falsas. Esse tipo de declaração direta da agência espacial americana sobre UFOs é nova, pois imagens anteriores semelhantes não foram abordadas ou foram simplesmente descartadas como grãos de areia ou pixels mortos na imagem.
Ambas as imagens fazem parte de um vídeo enviado ao site The Debrief, alegando mostrar o que parecem ser dois UFOs separados fotografados pelo rover Perseverance. No entanto, a agência espacial diz que tais esforços são quase certamente o resultado de “entusiastas do espaço” que fazem esses tipos de imagens por diversão. Os humanos examinam regularmente os céus da Terra em busca de UFOs. Desde que a primeira nave feita pelo homem se aventurou no espaço na década de 60, as pessoas também vasculharam os vídeos e imagens estáticas retornadas por essas naves na esperança de encontrar algo inexplicável. Tais imagens muitas vezes chegam às mídias sociais e outras plataformas, onde céticos e crentes podem dissecar, analisar e ponderar sobre o conteúdo.
Ainda assim, de tempos em tempos, esses vídeos e imagens “anômalas” chegam ao escritório do Debrief. A NASA normalmente reluta em abordar coisas incomuns vistas em suas imagens, especialmente aquelas rotuladas como UFOs, mas desta vez eles estão indo em frente e chamando esta última imagem de provável fabricação. “Obrigado pelo seu interesse no rover Perseverance, da NASA”, diz a resposta da porta-voz da NASA, Alana Johnson, quando questionada pelo Debrief sobre as imagens suspeitas. “Os entusiastas do espaço e outros processadores de imagem geralmente ficam empolgados com as imagens brutas enviadas pela espaçonave da NASA. Às vezes, são usadas e alteradas para criar trabalhos feitos por fãs compartilhados online. O produto específico sobre o qual você está perguntando parece ser um desses exemplos.”
Alana forneceu um link para o banco de dados de imagens brutas da agência, que eles disseram ser a provável fonte das imagens alteradas. Infelizmente, o banco de dados tem mais de 100.000 fotos apenas do Perseverance, então o rastreio das fotos exatas não teve muito sucesso.
Assista acima ao vídeo que mostra as imagens dos supostos UFOs em Marte.
Fonte: Physics Insight
Embora um vídeo de UFO fabricado não seja exatamente uma notícia de última hora, o fato de a NASA estar disposta a comentar parece ecoar uma mudança de atitude em relação às questões de UFOs em geral. Este pode ser um evento único, mas também pode significar que as declarações feitas pelo novo chefe da NASA, Bill Nelson, em relação aos UFOs, deram à agência alguma licença para finalmente resolver o problema de frente.
Nesse caso, essa (potencial) nova liberdade significava simplesmente apontar que as imagens do vídeo provavelmente são falsas. No entanto, dado o papel crítico que a NASA desempenha na busca científica por vida extraterrestre, isso também pode sinalizar uma mudança na postura pública da agência, permitindo uma discussão aberta entre a mídia e a NASA sobre essa questão. Esperemos que sim.