A NASA aposentou oficialmente sua famosa sonda InSight após quatro anos bem-sucedidos de ciência na superfície do planeta vermelho. Seu fim foi algo que – lamentavelmente – vimos chegando.
Como o InSight não possui limpadores embutidos, ele não pode remover a poeira acumulada em seus painéis solares. ” medida que a poeira se acumula nos painéis, a sonda recebe cada vez menos luz solar para recarregar suas baterias. O lander sobreviveu a algumas gigantescas tempestades de poeira no planeta vermelho, mas isso o afetou. O InSight pousou na superfície marciana em 26 de novembro de 2018.
Desde então, mudou nossa compreensão de Marte, sobre seu interior e seu clima. Ele identificou mais de 1.300 tremores, nos permitiu ouvir o som do vento em Marte, nos presenteou com o som de como são esses tremores e fotografou seus arredores mostrando incríveis características da superfície. A sonda valia cada centavo investido nela.
Acima, parte do legado do InSight, mostrando em um único vídeo o som do vento em Marte, um tremor e, por fim, o som do braço robótico da sonda se movendo.
Fonte: Seagull of astronomy
A última vez que o Insight se reportou ao controle da missão foi em 15 de dezembro de 2022. Os cientistas esperavam que, apesar de seus baixos níveis de energia, ele fosse capaz de sobreviver um pouco mais em Marte. No entanto, até 21 de dezembro, o controle da missão não ouviu nada além do silêncio da sonda.
Isso os levou a concluir que o InSight deu tudo o que tinha para dar. Na última declaração sobre a missão, a NASA escreveu: “A missão InSight, da NASA, terminou após mais de quatro anos coletando ciência única em Marte.” Conforme explicado pela agência espacial, o controle da missão tentou entrar em contato com a sonda em duas tentativas consecutivas, mas o lander não respondeu. Isso os levou a concluir que as baterias movidas a energia solar estavam completamente esgotadas, tornando-a algo que os engenheiros chamam de “ônibus morto.”