Sonda Dawn será lançada em 7 de julho. Ela estudará o asteróide Vesta e o planeta anão Ceres. A Nasa confirmou os planos de lançar a missão Dawn rumo ao cinturão de asteróides localizado entre Marte e Júpiter no dia 7 de julho, apesar dos problemas técnicos no veículo de lançamento. Será a primeira vez que uma sonda vai orbitar dois corpos diferentes, o planeta anão Ceres e o gigantesco asteróide Vesta, em apenas uma viagem.Ceres e Vesta estão entre os primeiros corpos formados no nosso Sistema Solar. Espera-se que a Dawn descubra o formato, o tamanho, a composição, a estrutura interna deles e como eles se formaram.A sonda é fruto de um trabalho de 15 anos. “A nave passará muito menos tempo no espaço do que o que levamos para preparar a missão”, afirmou o pesquisador-chefe Christopher Russel.
Os danos no veículo de lançamento ocorreram durante o transporte, por causa do mau tempo. Se os defeitos não forem corrigidos a tempo, a Dawn terá que enfrentar um “engarrafamento” espacial, que pode custar até US$ 25 milhões à Nasa. Depois do lançamento, a Dawn passará por Marte em abril de 2009. Após mais de quatro anos de viagem, chegará em Vesta em 2011, onde ficará por nove meses. Em 2012, deixa o asteróide para viajar por três anos rumo a Ceres, onde chega em 2015 e fica por pelo menos cinco meses.
Ceres está a cerca de 415 milhões de quilômetros da Terra e Vesta, a 354 milhões.Busca por vidaHá indícios que abaixo da crosta rochosa de Ceres exista água ou gelo, e os instrumentos da sonda devem determinar isso. Se a existência de água se comprovar, o planeta anão passa a integrar o clube dos corpos de nosso Sistema Solar onde pode existir vida.