Encontro em novembro detalhará potenciais planos para visitar Fobos e Deimos. Pequenos mundos poderão servir de base para a futura exploração de Marte.
A Nasa está patrocinando uma reunião internacional que acontecerá em novembro com o objetivo de discutir que tipo de exploração pode ser feita nas duas pequenas luas de Marte – debate que incluirá o estudo de possíveis missões tripuladas aos dois satélites naturais.
Fobos e Deimos são dois pedregulhos que giram ao redor do planeta vermelho. Seu porte é incomparavelmente menor do que o da Lua terrestre – enquanto as luas marcianas têm 22 e 12 km de diâmetro, respectivamente, a companheira da Terra tem cerca de 3.400 km de diâmetro.
Tanto é assim que acredita-se que a dupla, que nêm tem formato esférico, não passe de asteróides do cinturão entre Marte e Júpiter que foram capturados pela gravidade marciana e convertidos em luas numa época longínqua.
O encontro acontecerá no Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, localizado na Califórnia. Segundo o site Space.com, os especialistas irão detalhar novas idéias para a exploração desses objetos, além de analisar a potencial função das luas como um “portal” para a exploração de Marte em si.
No campo das missões não-tripuladas, a estrela da festa deve ser a missão russa Fobos-Grunt, que tem lançamento marcado para 2009 e pretende promover um retorno de amostras de Fobos.
Já nas discussões preliminares de vôos tripulados, os cientistas querem definir o que astronautas poderiam fazer nas luas marcianas e como eles poderiam usar esses pequenos mundos para promover o estudo de Marte. Nesse contexto, as missões precursoras necessárias também devem ser listadas.