Conforme a astrônoma Jill Tarter [Pessoa na qual se inspirou a personagem da atriz Jodie Foster no filme Contato (1997), baseado no livro homônimo de Cal Sagan], que anunciou nesta semana sua saída da direção do Search for Extraterrestrial Intelligence [Busca por Inteligência Extraterrestre, SETI], os alienígenas apresentados nos filmes de ficção demonstram muito mais características humanas do que de suas próprias espécies. Os extraterrestres são mostrados na maior parte das vezes como vilões, carniceiros, caçadores e, às vezes, simplesmente com incontrolável desejo de matar sem propósito algum. Jill, uma das mais experientes caçadoras de ETs da Terra, acha que provavelmente os seres que encontraríamos poderiam ser tão avançados tecnologicamente que não teriam necessidade de escravos e possivelmente já possuiriam tecnologia para fabricar gêneros alimentícios sem o menor problema.
Ela informa que continuará sua pesquisa mesmo após a aposentadoria, mas vinha liderando a busca na Terra por sinais de rádio vindos do espaço por 35 anos. “Enquanto Sir Stephen Hawking advertiu que aliens poderiam tentar conquistar ou colonizar a Terra [Veja Stephen Hawking agita Comunidade Ufológica Brasileira e Mundial após afirmações sobre vida alienígena e “Eles não são nossos amigos“], eu respeitosamente discordo”, disse Jill. “Se fossem capazes de visitar a Terra, isso significaria que eles teriam a capacidade tecnológica sofisticada o suficiente para não precisar de escravos, alimentos ou outros planetas”.
Também comentou que “Se viessem aqui seria apenas para explorar. Considerando a idade do universo, nós provavelmente não seríamos o primeiro encontro extraterrestre deles. Devemos olhar para filmes como Homens de Preto III, Prometheus e Battleship como uma grande diversão e metáforas para os nossos próprios medos, mas não devemos considerá-los precursores da visitação alienígena.”
Continue lendo a matéria completa em inglês, no Daily Mail.
Leia também:
Novos mundos sendo descobertos, novas emoções para a humanidade
Seth Shostak, diretor do SETI, fala sobre o futuro encontro com ETs
Aliens: O desafio de conhecê-los
O que se esconde por trás dos anúncios oficiais da NASA?
Se o telefone cósmico tocar, não atenda!
Novas diretrizes para o contato extraterrestre foram estabelecidas pelo SETI