Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Mutilações de ovelhas completam a espantosa casuística cearense
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Mutilações de ovelhas completam a espantosa casuística cearense
Artigos

Mutilações de ovelhas completam a espantosa casuística cearense

Ultima atualização: 1 de janeiro de 2011 18:15
Por
Paulo R. Poian
Envie!
Envie!
c9abbca51c81f7c4b00825f4563250ef1528462177
Ovelha que teve seu globo ocular misteriosamente arrancado no Ceará
Créditos: Antonio S. O. Lima

Ovinocultores das comunidades de Espinhos e Pizunha, cerca de cinco quilômetros da sede do município de Cruz, no interior do Ceará, estão em situação de desespero com reses sendo atacadas à noite e tendo os olhos arrancados. Esta informação foi enviada pelo engenheiro agrônomo e radialista Antônio dos Santos Oliveira Lima, morador na cidade. “Algumas ovelhas foram encontradas mortas, mas outras ainda amanheciam vivas, mutiladas. No entanto, sem condições de sobreviver, os donos foram obrigados a sacrificá-las”, disse Oliveira Lima. Foram mutilados principalmente animais pertencentes aos proprietários Lúcio e João Alferes e outros criadores da região. “Uns atribuem os ataques a ETs, outros acham que se trata da ação de guaxinins, aves de rapina e até de lobisomens, mas há quem culpe pessoas que retiram os órgãos para prática de magia negra”, completou.

Conforme o engenheiro, mais de 40 animais já tiveram seus olhos arrancados. Em uma única noite, 15 foram mutilados em um chiqueiro e os vizinhos não perceberam o barulho. “Observando as vítimas, tem-se a impressão de que a retirada dos órgãos é feita através de lâmina bastante afiada, pois não causa deformação na área afetada. Por isso, há quem acredite não ser ação de predadores naturais”, diz Oliveira Lima. Todos os cortes seriam conduzidos de forma idêntica e
sempre extraindo-se os olhos.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Os dados que recebemos, até o momento, foram levantados pelo Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica (CSPU), pelo Grupo Ufológico do Guarujá (GUG) e transmitidos em testemunhos que chegaram ao Portal da Ufologia Brasileira [ufo.com.br]. A situação chegou a tal gravidade que o Diário do Nordeste veiculou, em 20 de outubro, um artigo sobre as mutilações abordando seriamente a preocupação dos ovinocultores. “Quando o dia amanheceu, encontrei de uma só vez mais de uma dúzia de ovelhas atacadas, das 16 que criava. Algumas delas estavam mortas dentro da lagoa que fica em minha propriedade. O único rastro de animal visto no local foi o de um cachorro”, contou David Geraldo de Vasconcelos. “Na mesma região, outros animais também foram atacados”, acrescentou.

Assunto relacionado:  Marco A. Petit palestrará no Rio de Janeiro neste domingo

Perdas significativas

Apesar de relatos de outros moradores da região, ainda não se sabe a causa do problema. Os fazendeiros que sofreram perdas nos rebanhos ainda não procuraram a polícia e nem o Sindicato Rural para comunicar o fato. Há registros desse fenômeno também na zona rural de Jenipapeiro, Correguinho e Espinho. De acordo com o professor Cleyton Albuquerque, que chegou a ver um dos espécimes vitimados, a cena chama bastante atenção. “Acredito que não seja ataque de outro animal selvagem, pois não existe marca de luta entre ambos. Se for ação do homem, é muita maldade”, disse.

O jornalista e escritor Vicente Freitas diz que a situação está deixando a população preocupada. Para ele, já há muitos fazendeiros que acreditam que alienígenas estariam atacando os animais, especialmente na localidade de Guarda, onde num único fim de semana 17 ovelhas foram vitimadas e seus olhos, removidos. Até o momento não se tem pistas de como isso acontece. “Na primeira vez, no início de outubro passado, um criador tomou o maior susto ao chegar em sua propriedade e encontrar 15 ovelhas com os olhos removidos”, disse Freitas. Uma semana depois, o mesmo fato ocorreu na Fazenda Guarda, e desta vez foram oito animais. “Tudo isso vem acontecendo também na região de Jenipapeiro, Correguinho e Matriz”, confirmou.

Instrumentos cirúrgicos

Estes novos ingredientes da onda ufológica cearense de 2010 tornam ainda mais complexa e necessária uma investigação apurada por parte dos pesquisadores. A imprensa também tem feito seu papel. Uma equipe da TV Jangadeiro, juntamente com o CSPU, visitou a região para apurar os fatos. Os ufólogos Elenilton Roratto e Jacinto Pereira realizaram estudos iniciais nos animais e locais onde exatos 25 espécimes foram mutilados, dentre ovinos, caprinos e um bovino. Todos apareceram sem os globos oculares. Nos animais que ainda não foram sacrificados, percebe-se que o corte para a extração dos globos é realizado com ferramenta muito afiada, sendo inclusive cortado parte do crânio do animal e deixado o tecido ósseo exposto.

Assunto relacionado:  Morte maciça de peixes e aves dá vazão a estranhas teorias apocalípticas

A maior quantidade de vítimas deu-se na propriedade de Manuel Messias, 71 anos, próximo à Lagoa dos Espinhos, comunidade distante 10 km do município de Cruz. Lá, o agricultor Raimundo Freitas Vasconcelos alega não ter visto e nem ouvido barulho. Segundo ele, por volta da 01h00, escutou o latido de seu cachorro, mas foi por poucos minutos. Ao se levantar, às 05h00, percebeu que havia três ovelhas mortas na lagoa. Entretanto, ao se aproximar do piquete da criação, viu que o estrago e as perdas eram maiores. De sua propriedade Vasconcelos perdeu 15 animais e, somando aos de seus vizinhos, 25 reses foram atacadas de forma não esclarecida.

O Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas (CSPU) analisou os animais mortos e os que sobreviveram aos ataques, constatando incisões realizadas com instrumentos cortantes de alta precisão. Alguns tinham ferimentos superficiais na parte lombar, não configurando ataque de predadores, como guaxinim, tamanduá, cachorro, raposa, carcará ou até mesmo onça — cada um destes bichos tem peculiaridades em seus ataques a outros animais ou presas.

Fato que intriga os ufólogos

A análise da equipe do CSPU confirmou também que as vítimas não perderam sangue e os cenários não têm sinais de luta. Isso é, não permaneceram vestígios no local, mesmo com minuciosa busca na cerca que envolve o pasto — com pequeno espaço entre os arames, dificultando a entrada de predadores. O pior de tudo é que as partes extraídas dos animais não foram encontradas. A área onde as ovelhas estavam é um terreno extenso, de aproximadamente quatro hectares. Portanto, pegar animal por animal para arrancar os olhos demandaria muito tempo e destreza de algum predador, o que intriga os ufólogos. Como um predador teria capacidade para saber qual vítima já teria passado pelo processo, e no escuro? A ação seria muito mais difícil.

Assunto relacionado:  Ceará enfrenta uma das mais intensas ondas ufológicas já registradas no país

Com relação a rituais satânicos, os estudiosos descartaram a hipótese pelas mesmas circunstâncias apresentadas anteriormente, e também pelo fato de a comunidade estar 10 km distante da cidade, em um município altamente religioso e devoto a São Francisco, que amava os animais. Permanece, assim, o mistério, restando aos estudiosos tentar decifrar seu verdadeiro propósito. “Vamos esperar os próximos acontecimentos para fazer análises científicas nos animais, submetendo-os a testes e à perícia de médicos veterinários. E, se possível, descobrir se as vítimas têm algum tipo de radiação ou anomalia química ou biológica em seus corpos”, destacou Elen
ilton Roratto, do CSPU.

É necessário transmitir calma e segurança aos moradores e ovinocultores, pois a hipótese ufológica é a última a ser considerada — e ainda assim somente após todas as demais serem descartadas. Atento ao desenrolar destes episódios, no entanto, o que mais chama a atenção é a ausência de avistamentos ufológicos típicos nas áreas onde ocorrem as mutilações, sejam de luzes ou de objetos voadores, como é comum em cenários argentinos e norte-americanos, onde este fenômeno é bastante conhecido [Veja edição UFO 094, agora disponível na íntegra em ufo.com.br].

TÓPICO(S):Edição 173
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

b85794e9 f8c9 4003 a380 bc37dc5499b0
Mais de 400.000 civilizações humanoides: o que os avistamentos de OVNIs realmente nos dizem
Notícias
a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up