Membro da Cúria do Vaticano, Monsenhor Corrado Balducci, providenciou uma análise dos casos com extraterrestres que ele sente serem consistentes com o entendimento teológico da Igreja Católica. Ele esteve na Televisão Nacional da Itália recentemente, para declarar que o contato com extraterrestres é um fenômeno real. Balducci, que é uma pessoa muito próxima do Papa, enfatiza que os encontros com extraterrestres não são demoníacos, não causam prejuízos psicológicos, e não são um caso de arquivos de entidades, mas merecem ser estudados cuidadosamente. Ele é especialista em demonologia e consultor do Vaticano, e desde que a Igreja Católica tem historicamente caracterizado como sendo demoníacos muitos dos novos fenômenos que foram mal compreendidos, sua posição é a de que a igreja não censure mais este tipo de contato.
Balducci revelou para um visitante e profissional americano que o Vaticano está acompanhando de perto este fenômeno e de forma discreta e que o Vaticano recebe muitas informações sobre extraterrestres e seus contatos com os seres humanos através de seus missionários espalhados em vários países. Mas a informação posterior demonstrou que Monsenhor Balducci recebeu as informações de seus casos de outras fontes. Ele é membro de um grupo que atua como consultor do Vaticano em várias questões envolvendo seres humanos e seus possíveis contatos com seres sobrenaturais. Desta forma, a questão de contatos com extraterrestres cairia dentro de uma visão jocosa, e também teria um possível significado espiritual de suas observações gerais emergentes de seus contatos com extraterrestres.
A informação paralela do Conselheiro Nacional de Segurança e cientista Dr. Michael Wolf, um membro do sub-comitê NSC\’s SSG para administrar o Fenômeno UFO, como também escritor notável e “especialista” do Vaticano Pai Malachi Martin, sugere que o Vaticano está preocupado porque terá a árdua tarefa de atualizar a sua doutrina principal em suas mãos quando o contato extraterrestre se tornar anunciado por autoridades e por governos de todo o mundo durante os próximos anos.
Saiba mais: