Objeto voador não identificado, bola de fogo e “corpo seco” são alguns dos contos da cultura paranaense, histórias contadas em algumas cidades e há quem garanta ser tudo verdade. Você acredita nelas? Veja a seguir exemplos destes mistérios, retirados do livro Lendas e Contos Populares do Paraná.
O primeiro UFO no Brasil – Um objeto voador não identificado (OVNI ou UFO) teria descido na colônia Goio-Bang, no município de Pitanga, no dia 23 de julho de 1947. Segundo os relatos, um objeto voador estranho teria descido próximo a uma estrada à luz do dia. O fato foi testemunhado por uma equipe de topógrafos, liderada por José C. Higgins que, ao contrário dos colegas que fugiram, permaneceu no local. Ele disse ter visto três seres estranhos com cerca de dois metros de altura, os quais manifestaram sinais, sons agudos e altos [Veja Contato com ETs no Paraná, nos anos 40, quase resulta num passeio em nave]. Moradores da região contam que o assunto gerou muita discussão à época, atraindo pessoas de longe.
A bola de fogo – Contam muitos moradores que em Ivaté, na estrada que vai para Ivaí, uma bola de fogo ou de luz acompanha as pessoas a pé, de carro ou carroça. Isto acontece da meia-noite às 03h00 da madrugada, próximo à mata. Algumas vezes ela fica parada em cima de uma árvore, em outras é veloz, chegando à velocidade de um carro. Conta-se que a luz aparece porque no passado um policial foi assassinado no fundo da mata. Outra versão é de que a bola é a “mãe do ouro“. Antigamente as pessoas tinham o hábito de enterrar ouro e as almas daquelas que não contaram a ninguém ficaram penando pelo mundo.
Confira o conteúdo na íntegra – que foge ao tema ufológico – clicando aqui.
Leia também:
Discos voadores e alienígenas presentes na cultura popular do interior do Brasil
Extraterrestres na cultura popular
conheça o pacote promocional de outubro da Videoteca UFO