Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Missão Viking a Marte completa 40 anos
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Missão Viking a Marte completa 40 anos
notícias

Missão Viking a Marte completa 40 anos

Duas naves gêmeas pousaram em julho e setembro de 1976 em Marte, na primeira busca por vida alienígena realizada em outro planeta; resultados são debatidos até hoje

Ultima atualização: 22 de julho de 2016 22:57
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

63371b1f2d50d9233fdf00c8d2a822a01526655128

A Viking 1 procurou por vida alienígena na planície de Chryse
Créditos: NASA

Em 20 de julho último a NASA comemorou um de seus maiores sucessos: o pouso do módulo Viking 1 em Marte em 1976. A Viking 2 repetiu a façanha em 3 de setembro, compondo a primeira missão bem-sucedida a pousar em outro planeta. Cada nave era composta de um módulo orbital e outro de pouso, e foram lançadas por foguetes Titan III-E em 20 de agosto e 9 de setembro de 1975. Em dezembro de 1971, por sinal, a sonda soviética Marte 3 conseguiu pousar em Marte, porém o contato foi perdido 20 segundos após o pouso. Na chegada a Marte os módulos das Viking eram separados, e o lander era desacelerado pela fricção com a atmosfera. Em seguida os para-quedas se abriam e o escudo de calor era descartado, antes de retrofoguetes garantirem um pouso seguro.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Viking 1 pousou na planície de Chryse, ao passo que a Viking 2 desceu na planície Utopia. Os planos eram de cada missão durar ao menos 3 meses, porém os módulos orbital e de pouso da Viking 2 operaram até julho de 1978 e abril de 1980, e os da outra nave até agosto de 1980, ao passo que o módulo de pouso funcionou até novembro de 1982. O Projeto Viking revolucionou nosso entendimento sobre Marte e os dois orbitadores estudaram vulcões extintos no planeta, além de formações geológicas produzidas pela presença de água líquida. Além disso, detectaram vapor de água na atmosfera e encontraram indícios de que o colossal Vallis Marineris foi produzido por mudanças tectônicas na crosta de Marte.

Foram os dois landers, entretanto, que conseguiram a maior quantidade de informações. Abastecidos por geradores nucleares, obtiveram milhares de fotos panorâmicas dos dois locais de pouso, realizaram observações climáticas e chegaram a detectar inclusive martemotos, similares aos terremotos que temos aqui. A Viking 2 chegou a captar um tremor de magnitude 3, mas o sismômetro da Viking 1 apresentou defeito, e a origem do fenômeno não pôde ser determinada. Graças aos braços mecânicos das naves as primeiras escavações no Planeta Vermelho foram realizadas e a composição do solo, similar a de areia terrestre molhada, pôde ser apurada. Mas o grande destaque foi mesmo a procura por vida alienígena, na primeira e até o momento única vez em que isso foi tentado em outro mundo.

Assunto relacionado:  UFOs causam pânico na Paraíba

RESULTADOS INCONCLUSIVOS PARA PRESENÇA DE VIDA DISCUTIDOS ATÉ HOJE

crédito: NASA

Imagem da planície de Utopia vista pela Viking 2

Imagem da planície de Utopia vista pela Viking 2

Cada lander das Viking levava três experimentos. Uma de trocas gasosas para verificar metabolismo nas amostras de solo, outro de detecção de compostos orgânicos decompostos, e o terceiro para identificar síntese de matéria orgânica. Conforme o saudoso Carl Sagan escreveu no capítulo “Toadas para um Planeta Vermelho” de sua obra-prima Cosmos, “os resultados têm sido torturantes, perturbadores, provocativos, estimulantes, e pelo menos até pouco tempo, substancialmente inconclusivos”. Essa foi a conclusão oficial da NASA, depois atribuindo os resultados parte à química exótica do solo marciano, parte à contaminação terrestre presente na sonda. Um estudo de 2006 ainda apontou que o equipamento dos landers não era sensível o suficiente para detectar compostos orgânicos de carbono.

Mais dados instigantes foram descobertos pela nave Phoenix em 2008, a primeira a pousar no polo norte de Marte e a primeira a realmente tocar a água que existe no planeta. Essa missão descobriu a presença de perclorato, composto contendo cloro. No experimento da Viking que aqueceu amostras de solo foram encontrados compostos com cloro, atribuídos à contaminação. Contudo, sabe-se que organismos terrestres consomem perclorato produzindo clorometado e diclorometano, os compostos detectados pelas Viking. E em 2010 uma equipe de cientistas, incluindo Chris McKay, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, visitou o Deserto do Atacama, no Chile. Eles adicionaram perclorato às amostras de solo e analisando-as pelos mesmos processos utilizados pelas Viking encontraram precisamente os mesmos compostos que as duas naves detectaram em 1976. O próprio Carl Sagan afirmava que como Marte não tem proteção de uma camada de ozônio, qualquer organismo teria que se proteger, talvez vivendo pouco abaixo da superfície. Os resultados impressionantes das Viking, 40 anos depois, ainda são motivo de um profundo debate na comunidade científica, sobre como analisar as evidências para responder à questão da vida em Marte.

Assunto relacionado:  ESA construirá primeira instalação para contenção de vida extraterrestre

crédito: NASA

Cada nave era composta por um orbitador e um módulo de pouso ou lander

Cada nave era composta por um orbitador e um módulo de pouso ou lander

Visite o site da NASA sobre os 40 anos das Viking

Curiosity encontra mais elementos para vida em Marte

Coeditor da UFO lança mais um livro, agora abordando os mistérios de Marte

Comprovação de água líquida fluindo em Marte aumenta as possibilidades de vida

Vida em Marte poderá estar em suas regiões secas

NASA lançará sonda para analisar interior de Marte em 2018

Europa e Rússia lançam nave que irá procurar vida em Marte

NASA comemora dez anos dos primeiros rovers em Marte

Bilionário fundador da SpaceX pretende enviar humanos a Marte em 2024

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração
Espacial

crédito: Revista UFO

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

TÓPICO(S):Edição 77
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

WhatsApp Image 2025 10 03 at 09.29.22
Apagão da NASA congela missão-chave para estudar o enigmático objeto interestelar 3I/ATLAS
Notícias
663b12a0 9fbf 420e b077 6bf689307043
Mergulhadores militares encontram local de queda de OVNI e guardam segredo por décadas !
Notícias
drones alemania ft
Alemanha em alerta após drones misteriosos invadirem o espaço aéreo
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Notíciasnotícias

Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 27 de ago. de 2025 12 43 53
NotíciasColunasnotícias

O Custo da Revelação: Como a Intimidação Mantém Testemunhas de UFOs Silenciosas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image 1756022914257
Notíciasnotícias

As 5 afirmações mais incríveis que Bob Lazar fez sobre a tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up