Através dos meios de comunicação chilenos temos acesso a informações sobre aterrissagens de UFOs em várias regiões, incluindo a aparição de marcas de características inusitadas como as registradas nos casos de El Zurdo, em setembro de1966, Última Esperanza, em 1977, e de Tucapel, em abril de2000. Em El Zurdo, informações reunidas por estudiosos indicam a descoberta de uma cratera de 2 m de diâmetro por um e meio de profundidade. O achado foi feito por um fazendeiro que tem uma propriedade próxima ao Morro Chico, à 3 km da fronteira argentina. Segundo o jornal Imprensa Austral, foram encontrados na cratera três grandes pranchas metálicas, aparentemente de aço, de uns 120 kg cada. Tinham vestígios de exposição a altas temperaturas. Seus extremos mostravam estar fundidos e sua superfície parecia escoriada.
O material foi levado a Punta Arenas por policiais que trabalham em Morro Chico, para análises. As pranchas tinham 40 cm de comprimento por 5 cm de largura. Mesmo após muitos exames, as autoridades chilenas não conseguiram determinar a origem e constituição do material, assim como o fenômeno que o produziu. Expedições ao local da descoberta foram feitas por pessoal das forças armadas do país, sem que os resultados fossem liberados à nação. De qualquer forma, foram rapidamente descartadas as hipóteses das pranchas serem restos de um satélite ou blindagem de aviões.
Triângulos Misteriosos — Em 19 de abril de 2000, moradores de uma propriedade próxima a localidade de Tucapel, à 120 km de Concepción, no sul do Chile, registraram um contato imediato de segundo grau (CI-2). Tudo ia bem para até que um calor súbito se fez presente no local. Ignacio José Prieto Molina, seu sobrinho e três amigos observaram que, de repente, algo aconteceu e cortou a eletricidade do local, ficando todos às escuras. O apagão teve um lado irônico, pois a propriedade fica à 30 km da estação Charrua, que produz energia para a região, e é, por sua vez, atravessada por imensas torres de alta tensão. Num determinado instante, um forte resplendor iluminou as janelas da casa da fazenda. “Era uma luz bem azulada, muito forte”, lembra Prieto, que assegurou que o fenômeno não foi acompanhado de qualquer tipo de ruído. A claridade durou pouco e se foi, deixando os cachorros bastante inquietos.
Em seguida, como se nada tivesse acontecido, a luz retornou. No dia seguinte, examinando a pastagem, Prieto encontrou um estranho triângulo num morro à frente, justamente no local onde foi vista a luz na noite anterior. Os caules da vegetação rasteira do interior do triângulo estavam dobrados em suas bases, todos no mesmo sentido, enquanto os que ficaram de fora permaneciam intactos. A figura tinha 35 m de base e demais lados de 20 m cada, sendo que numa das pontas havia um poste que conduz duas linhas de alta tensão à casa da fazenda.
Uma das hipóteses levantadas é de que se tratava de obra de algum vizinho, possivelmente a bordo de um veículo off-road. Mas a mesma foi descartada por não haver ali qualquer marca de pneus ou outros indícios que pudessem ajudar a esclarecer o mistério. Também não havia acesso para as propriedades vizinhas, por parte alguma. Aliás, dada a topografia do terreno, talvez nem um veículo desses pudesse entrar facilmente. Policiais de Tucapel tentaram averiguar vestígios em toda a redondeza, sem sucesso. O lugar, como é conhecido em toda a região, é palco de muitos avistamentos de UFOs, o que atraiu a atenção de curiosos. Segundo relatou Prieto, no mesmo local houve a aparição de um disco voador três anos antes. “Era uma luz muito brilhante, que se desprendeu de outra maior e parecia ter o tamanho de uma estrela. A luz menor saiu da outra e atravessou o céu sobre a casa, para logo se perder na imensidão”, contou.
Difícil Acesso — Outro morador do local, Edgardo Mardones, também afirmou ter visto um UFO gigantesco na região, dois anos antes. O objeto teria sobrevoado o povoado de Huépil, à 5 km de onde surgiu o triângulo de Tucapel. Estudiosos chilenos lembram que a marca é semelhante a outra registrada em San Pedro de Atacama, no norte do país, semanas antes. Nesta ocasião, a Brigada Anti-Narcóticos da Polícia Civil do Chile, procurando uma pista de aterrissagem clandestina, achou outro misterioso triângulo de cerca de 50 m de base, que se encontra contornado por pedras de pequeno tamanho com superfícies queimadas e ainda quentes. O local fica a 4.500 m de altura e é lugar de habituais aparições de UFOs.
Outra aterrissagem de um objeto voador não identificado foi registrada na Cordilheira dos Andes, em 13 de janeiro desse ano. Segundo o El Diario Austral, uma marca circular de 30 m de diâmetro e completamente calcinada teria sido encontrada por militares do regimento Concepção, de Lonquimay. Eles isolaram o terreno de pastagens e árvores num raio de 1.200 m, devido a forte radiação que acabou sendo detectada na área. A informação foi obtida pelo ufólogo Raúl Gajardo, que por sua vez foi alertado por dois moradores do lugarejo, que não querem ser identificados. Próximo do fenômeno se pôde encontrar ainda troncos calcinados e uma substância semelhante a cal, de cor branca. Lamentavelmente, para ufólogos civis, chegar ao local exato do acontecimento era tarefa hercúlea, exigindo pelo menos dois dias de viagem a cavalo.
É precisamente nesse local que, em setembro de 2002, os carabineiros chilenos pesquisaram o terreno onde teria aterrissado outro objeto. Este destacamento policial, com ação principalmente no interior do país, tem tido inúmeras experiências com UFOs. “Cerca de 30 militares do Exército vigiaram a área, onde havia quatro marcas no solo em forma de retângulos e outras menores, que se assemelhavam a trens de pouso de um aparelho”, disse Gajardo. Comentou-se na região que todo o perímetro tinha altos índices de radiação e que ninguém deveria aproximar-se.
Por fim, a ocorrência de Última Esperanza foi descoberta e registrada fotograficamente por Eugenio Bahamonde, ufólogo de Punta Arenas, na Patagônia chilena. Em uma localidade também de difícil acesso, na região de Magallanes, foi encontrada uma estranha formação triangular no terreno, no meio de um pasto. A porção de terra abaixo dele foi misteriosamente depositada por cima da vegetação, sem se desmanchar. A marca tinha as medidas 5 por 4 por 3 m. As características desse fenômeno ainda não estão esclarecidas.